A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) lamentou na quinta-feira, 20, que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco não tenha apreciado o Requerimento de Urgência, assinado por 76 dos 81 senadores, para pautar o Projeto de Lei que institui o piso nacional dos profissionais da enfermagem. “É lamentável essa situação e demonstra insensibilidade e ingratidão a esses profissionais que têm estado diuturnamente na linha de frente no combate ao coronavírus”, disse Maria, que tem defendido urgência da apreciação da matéria.
A discussão, ressaltou Maria Mendonça, ficará a cargo do Colégio de Líderes que se reunirá nesta sexta-feira, 21. “É um PL que chega de forma tardia, porém, é muito importante sairmos em defesa dele. Nós apelamos para que toda a Casa Legislativa abrace essa causa, garantindo assim o piso salarial dessa categoria tão importante e que tem sido extremamente relevante, de modo especial, nesse período de pandemia”, explicou Maria, ao apelar à sensibilidade do presidente Pacheco.
Para ela, é preciso ouvir o veemente clamor dessa categoria pela garantia de direitos que lhe são conferidos. “Eles se mobilizaram, grande parte dos parlamentares demonstrou interesse na proposição, mas infelizmente, ela foi jogada para o Colégio de Líderes. Esperamos que haja bom senso”, disse a deputada sergipana, completando que “se nós sofremos com tudo o que temos passado, imagine esses abnegados que estão na linha de frente das unidades de saúde, privando-se de estarem com suas famílias e se expondo a riscos”.
Por: Katia Santana/Ascom