A Microsoft liberou na noite desta terça-feira (13) a primeira versão de testes do novo Windows 8. O programa está disponível para download em dev.windows.com, em versões 32 e 64 bits.
A empresa mostrou detalhes do Windows 8 nesta terça-feira (13), durante abertura da conferência Built, em Anaheim, na Califórnia.
O programa, que será voltado não apenas para computadores tradicionais com processadores Intel (PCs), mas também para tablets, trará nova interface voltada para controle por tela sensível ao toque, integração com a chamada “nuvem” da internet e uma loja digital para compra e download gratuito de aplicativos.
Veja imagens do Windows 8. A empresa mostrou ainda o primeiro tablet com o sistema operacional, fabricado pela Samsung e batizado de Samsung Windows Developer PC.
O aparelho, que inicialmente não será vendido para consumidores, foi distribuído para desenvolvedores presentes na conferência. A versão prévia para desenvolvedores também foi liberada nesta terça.
Sem divulgar datas, a companhia confirmou que fará uma fase aberta de testes da versão beta antes do lançamento final do produto. Na apresentação do novo sistema operacional, feita pelo presidente da divisão de Windows da Microsoft, Steven Sinofsky, a companhia anunciou que a nova versão não marca uma ruptura em relação ao Windows 7, e que programas criados para o sistema atual serão compatíveis com o Windows 8.
A adaptação do Windows tradicional para uso em tablets com arquitetura ARM – anunciada pelo presidente da empresa Steve Ballmer em janeiro – mostra que a Microsoft adota uma estratégia diferente da atual líder deste novo mercado, a Apple.
A companhia fundada por Steve Jobs tem sistemas diferentes para linhas de produto distintas, o iPad e os computadores Mac. A Microsoft decidiu fazer um sistema único. ‘Touch-centric’ “É uma evolução.
Tudo o que já era bom no Windows 7, ficará melhor no Windows 8″, afirmou Sinofsky. Durante a apresentação, o executivo usou um netbook da Lenovo que já havia sido utilizado há 3 anos na apresentação do Windows 7.
O sistema antigo ocupava 540 MB de memória RAM da máquina. A nova versão “emagreceu”, e utiliza 281 MB. Durante a apresentação, Sinofsky reforçou que a Microsoft quer trazer o Windows para a nova tendência de computadores em formato de tablets, mas sem quebrar as funções que fizeram do Windows 7 o maior sucesso da empresa.
O sucessor do Vista vendeu 450 milhões de cópias, e após 3 anos no mercado, finalmente uperou o Windows XP – lançado em 2001 – como sistema operacional mais utilizado para computadores pessoais.