No final da tarde desta quarta-feira (28), o líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE), confirmou a liberação de R$ 7 milhões para o projeto de expansão e requalificação do Hospital Cirurgia, em Aracaju.
O anúncio foi feito após encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, do qual participou o diretor-presidente da unidade de saúde, Milton Santana.
De acordo com o deputado, a verba servirá para concluir obras e aquirir equipamentos. Um novo acelerador linear permitirá que seja praticamente zerada a fila de espera para tratamento oncológico. Hoje, cerca de 250 pessoas aguardam tratamento na unidade de saúde. Com este novo aparelho, será possível atender com qualidade, mensalmente, entre 70 e 100 novos pacientes.
Foi confirmada ainda implantação do Centro de Imagem do Hospital Cirurgia, com dois aparelhos de ressonância magnética e dois aparelhos de tomografia computadorizada, e o aumento do número de leitos de UTI – atualmente, estão em operação no hospital duas alas de UTI, uma geral com 15 leitos e outra cardiológica com 10 leitos. Será criada uma nova ala de UTI, com 20 leitos, representando um incremento de 20% no número total de leitos disponibilizados para o tratamento intensivo de pacientes adultos em todo o Estado.
De acordo com Milton Santana, o anúncio feito por André Moura veio em boa hora, pois a população carece de um melhor serviço de saúde pública, especialmente no setor oncológico.
O ministro autorizou, inclusive, a abertura do sistema de convênios para o cadastramento das propostas apresentadas. A estimativa é de que em até quatro meses tudo esteja finalizado e o hospital passe a funcionar com capacidade máxima. Estamos satisfeitos com mais esta vitória do nosso povo, especialmente porque os pacientes com câncer terão mais chances de cura”, enfatizou.
Fonte: AssCom/AM