A ONU – Organização das Nações Unidas assinalou o dia 30 de Julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos. A designação desta data tem como objetivo chamar a atenção para a problemática do tráfico de seres humanos e encorajar os cidadãos do mundo inteiro a adotarem ações no combate a este crime.
Segundo a ONU, cerca de 1 milhão de pessoas são traficadas, no mundo todo, para fins de comércio do corpo. Nessas estatísticas são maioria mulheres jovens mas, também há um número considerável de crianças de ambos os sexos. Este é um mercado que movimenta, anualmente, 32 bilhões de dólares. No Brasil as ocorrências de tráfico humano aumentaram nos últimos dois anos, segundo o Jornal O Globo.
O MP de Sergipe entende a necessidade de realizar um trabalho de enfrentamento ao tráfico de pessoas, de formação e sensibilização da sociedade sobre este problema, para que as pessoas estejam informadas sobre essa triste realidade que convive entre nós. Conhecendo o problema e denunciando, estaremos contribuindo para que as vítimas deste tipo de crime possam exercer os seus direitos e recebam apoio adequado.
No Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, o MP chama a atenção para que todos despertem para essa realidade e fiquem alertas e envolvidos na identificação e denúncia deste crime.
Tráfico humano é crime – se desconfiar, souber, ouvir dizer, denuncie!
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865