O Grupo de Trabalho Intersetorial encarregado de elaborar políticas públicas permanentes para a reinserção dos internos no sistema prisional sergipano realizou sua primeira reunião.
O conclave ocorreu na Escola de Gestão Penitenciária, antiga Casa de Detenção do Bairro América. Os presentes reafirmaram o compromisso com o aprimoramento dos debates e enfatizaram: não podemos chegar a situações extremas como a de ver o preso custodiado numa viatura por falta de espaço, como já ocorreu no Brasil.
Foram trazidas algumas contribuições de iniciativas já executadas e experiências de outros Estados. De pronto, todos estabeleceram: a palavra de ordem é humanização.
Foi destacada a necessidade de traçar um diagnóstico preciso do sistema penitenciário, aprimorar o que já existe e adotar uma metodologia capaz de dar efetividade e eficácia àquilo que será produzido pela Comissão.
Por unanimidade, ficou aprovado que o Conselho Regional de Psicologia integrará o Grupo, denominado Comissão Intersetorial para Estudo e Humanização do Sistema Prisional. O próximo encontro será no dia 10 de novembro, às 15 horas, no auditório da Escola de Gestão Penitenciária.
Por: Hebert Ferreira /ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – MP/SE