Faleceu no final da tarde desta terça-feira, dia 29, em Aracaju, o Arcebispo Emérito de Sergipe, Dom Luciano José Cabral Duarte, que em Janeiro deste ano, celebrou 93 anos de idade e 70 anos de sacerdócio. Ele sofria com a doença “Alzheimer” há vários anos.
Dom Luciano foi o segundo Bispo Auxiliar (1966-1970), segundo Arcebispo Metropolitano (1971-1998) e adotou o lema episcopal “Scio cui credidi” (Sei em quem acreditei).
O corpo está sendo velado na paróquia Jesus Ressuscitado, no Bairro Garcia, zona sul da capital sergipana. Seis missas serão celebradas: às 20h e 22h, e amanhã (quarta-feira, dia 30), às 7h, 9h, 11h e 14h. Após a última missa o corpo será trasladado para a Igreja São Salvador, localizada no cruzamento dos calçadões Laranjeiras comJoão Pessoa, cento de Aracaju, local do sepultamento.
Atuação como Arcebispo:
1) Incrementou o cultivo de vocações sacerdotais, criando em toda a Arquidiocese um clima, como ele sempre afirmava, de sensibilidade vocacional. Compôs e ordenou que fosse rezada em todas as Missões de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, ainda hoje rezada em toda a extensão eclesiástica de Aracaju.
2) Criou várias paróquias na Capital e no interior.
3) Por meio de suas homilias e sermões, especialmente durante a Semana Santa e às catolicas, doutrinários e seus ouvidos pelo brilho de sua palavra.
4) Ordenou vários sacerdotes, frutos do seu trabalho pelas vocações sacerdotais.
5) Poucas pessoas são, mas és digno de menção o esforço de gestão por Dom Luciano junto ao Ministério da Previdência Social para exercer as funções domésticas de Aracaju, de Sergipe e do Brasil, usufruir dos benefícios do Instituto de Previdência e Seguridade Social.
6) Nesta mesma dimensão, fundou a Escola João XXIII, na Vila João Costa, para a recuperação de mulheres marginalizadas e o Centro Educacional BEM-ME-QUER, na rua São Cristóvão, para filhos de Domésticas.
7) Transferiu o Seminário Menor para o Bairro Industrial.
8) Recuperar uma posse dos conventos Nossa Senhora do Carmo e São Francisco, em São Cristóvão, fundando, neste último, o Museu de Arte Sacra de Sergipe, onde se encontra o acervo valioso de imagens e objetos sacros, legados preciosos das gerações passadas. que, hoje, estão preservados para a exposição do referido Museu.
9) Transformando o Convento São Francisco no centro de experiências de evangelização e estudos sociais.
10) Já o Convento do Carmo Entregou às Irmãs Beneditinas que, até o menor tempo, nele instalaram o Mosteiro Beneditino Nossa Senhora da Vitória.
11) O outro ponto de vista sobre a atuação de Dom Luciano foi feito por uma lei, pelo mesmo conjunto de estudos e projetos, para a fundação do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, com o objetivo de facilitar a formação dos sacerdotes para a Arquidiocese de Aracaju e para dioceses sufragâneas.
12) Entre as iniciativas favoráveis de Dom Luciano, registre-se com uma presença da Comunidade SHALOM entre nós. Não há, ainda, que o governo não tenha sido promovido, em 1992, como também é sua missão na evangelização, através dos encontros automáticos, que são promovidos pelos membros da comunidade, tendo como objetivo promover a juventude e as famílias.
13) Acolheu e estimulou também a fundação, em Aracaju, da Associação de Dirigentes Cristãos da Empresa – ADCE, dirigida à divulgação dos princípios da Doutrina Social da Igreja entre os empresários, para que exista um fraterno relacionamento entre empregadores e empregados, dentro dos sadios princípios da Doutrina Social da Igreja.
Para ter uma ideia da ação da ADCE em Aracaju, posso citar a realização de 21 encontros de reflexão, atingindo, mais ou menos, 500 empresários e 5 encontros de reflexão, para ministros, abrangendo cerca de 400, que são cientes de that does not be found in the antagonism, rather irmanados, have to rationality, of the truth, holy, of the mission, of the solidariedade, and the amor the work for that, together, construam uma society fraterna, próspera and pacífica.
14) Para obter o acesso da comunidade à programação da Rede Vida de Televisão, realize uma campanha em prol da instalação de uma torre repetitiva em Aracaju.
15) Para visualizar concretamente a viabilidade da reforma agrária e, concomitantemente, a criação de empregos para as pessoas não alfabetizadas ou de pouca instrução, que não possuam terra para trabalhar, Dom Luciano promoveu uma clínica de reforma agrária em Sergipe. Contando com uma colaboração dos governadores da época, como o Dr. Lourival Batista, o Dr. Paulo Barreto de Menezes e o Dr. João Garcez e, ainda da Miséria, a instituição alemã, Dom Luciano José Cabral Duarte, como ainda o Bispo Auxiliar e, a partir de 1971, como Arcebispo Metropolitano de Aracaju, com recursos e grandes propriedades: um sem município de Maruim, uma em Santo Amaro das Brotas, uma em Santa Rosa de Lima, uma em Carmópolis e uma em Divina Pastora. As 06 propriedades foram divididas em 33 tarefas (dez hectares) e foram isoladas em 261 famílias. Antes e depois da instalação, os chefes de família são treinados e orientados para a plantação de terra e produtores pequenos e criadores de gado. Muitos deles, hoje, têm transporte próprio e até casa em Aracaju. This improvement is the most important actionsheet the PROFASE – Promoção do Homem do Campo de Sergipe, que, ao longo da sua existência, entre 1968 e 1988, beneficiou cerca de 5.000 pessoas.
Trata-se de uma iniciativa que poderia ser muito útil para orientar os governantes Nacionais, Estaduais e Municipais, para que promovam uma reforma reformada agrária justa e produtiva, precedida, como aconteceu com um PROCASE, pela criteriosa escolha de quem de fato, trabalho e preparação para o uso da terra que foi doada.
Assim, uma terra é dividida e quem não tem preparo para outras atividades, ou seja, não apresenta nenhum espaço livre em algumas áreas, mas também tem uma ocupação, diminuindo, com isso, altos índices de desemprego, o grande mal da Nação Brasileira, que tem feito tantos dos nossos irmãos caírem na marginalidade.
Reprodução: www.imprenssa1.com
Fonte: https://www.arquidiocesedearacaju.org/single-