Nesta semana, o estado de Sergipe está recebendo cerca de 20 estudantes europeus de gastronomia para um tour gastronômico onde eles estão conhecendo de perto como são feitas algumas iguarias típicas e tradicionais do estado. A delegação possui estudantes da Itália, Alemanha, Portugal, Eslovênia, entre outros países. A excursão possui o apoio do Movimento É de Sergipe, através do presidente Lincolin Amazonas, que intermediou a vinda dos turistas, Secretaria de Estado do Turismo e BeFly Travel Sergipe.
“É uma iniciativa muito boa poder ajudar a trazer esses estudantes de gastronomia da Itália para conhecerem o nosso estado e as nossas tradições culinárias. A visita deles movimenta nossos restaurantes e pontos turísticos e é isso que o “É de Sergipe” faz, fomenta a nossa economia local”, destacou Lincolin.
O tour gastronômico passa por Bahia, Alagoas e Sergipe. Em Sergipe, os estudantes conheceram uma comunidade local de marisqueiras e acompanharam a pesca diária do caranguejo aratu, sururu e conchas em áreas de mangue. Eles também foram em São Cristóvão para uma visita a uma produtora artesanal de queijadinha, doce tradicional da cidade. Outra parada sergipana da excursão é Canindé do São Francisco, para um passeio em Xingó e uma visita na agrofloresta de umbuzeiro.
Em Aracaju, os estudantes aproveitaram para conhecer a Orla da Atalaia, a Passarela do Caranguejo e restaurantes. A jornada em Sergipe termina com uma passagem no Sítio Frutos do Sertão e na Queijaria Fazenda Nova em Nossa Senhora da Glória, onde eles podem acompanhar o processo tradicional de fabricação da manteiga de garrafa.
Sobre o “É de Sergipe”
O Movimento É de Sergipe é uma iniciativa que tem ganhado destaque no cenário empreendedor do estado. O objetivo do movimento é criar conexões e fortalecer o networking entre as empresas sergipanas, para fomentar o empreendedorismo local e oportunidades para aqueles que são do próprio estado. Por meio de eventos, palestras, rodadas de negócios e outras atividades, os participantes do movimento podem ampliar sua rede de contatos, trocar experiências e conhecimentos, e identificar novas oportunidades de negócio.
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Felipe Martins/Ascom