Os quilombolas de Brejão dos Negros convidaram a deputada estadual Ana Lúcia (PT) para presenciar esta homenagem já que sua participação foi decisiva para a realização do documentário, financiado através de emenda parlamentar do então deputado Iran Barbosa (PT).
A exibição ainda foi prestigiada pelo procurador chefe do MPF, Eduardo Pelela, a procuradora Lívia Tinôco e o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Pablo Coutinho.
A líder quilombola do povoado de Resina, em Brejo Grande, Iraneide Machado, invocou Zumbi para falar da coragem dos companheiros quilombolas. “Somos negros ousados, não ficamos calados. Somos negros teimosos. Zumbi nos deixou esta lição. E se este dia é de alegria porque nós conquistamos o apoio dos órgãos públicos.
Também precisamos lembrar que já batemos em portas e não fomos recebidos, outros nos abriram as portas, mas o importante é que continuamos batendo, e aquelas portas tiveram que abrir porque estes negros continuarão ousando até o cumprimento dos nossos direitos”, frisou.
O servidor do MPF, o senhor Edson, ficou emocionado com as imagens do documentário neste mês especial. “Não celebramos o dia 20 de novembro à toa. É uma data de conscientização.
A luta pela terra é histórica, mas na verdade esta luta é por respeito, pois um homem que luta por sua terra, sua casa e seu trabalho, luta por respeito”, resumiu. A deputada estadual Ana Lúcia (PT) falou da transformação quilombola Izaltina que aparece no documentário e ao longo da luta teve sua auto-estima revigorada. A deputada e professora enfatiza como a memória é importante para quem milita nas causas sociais. “A expansão desta luta depende desta memória. E o nosso mandato surge desta mobilização dos movimentos populares e da reivindicação junto ao povo oprimido, pobre e muitas vezes manipulado.
Então nós acompanhamos esta luta de perto, assim como a construção desta memória junto ao deputado Iran Barbosa, que destinou emenda parlamentar para a realização deste documentário. Nós sabemos como memória é importante na luta social. E eu quero agradecer pela coragem de vocês que tanto nos estimula a continuar nesta luta”, avaliou.
Fonte: Iracane Corso / Assessoria