Na tarde desta quinta-feira, dia 30, o deputado estadual João Daniel (PT) participou, juntamente com o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, e a liderança de Riachão do Dantas, José Leônidas, além de representantes do movimento estudantil, de uma reunião como secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Carlos Melo.
Entre os assuntos discutidos, melhorias estruturais para os dois municípios e apoio ao transporte dos estudantes universitários. A audiência foi marcada pelo deputado João Daniel.
O prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, foi até a Sedurb para discutir assuntos referentes à melhoria do abastecimento de água no município e pavimentação, incluindo a da estrada que vai dar acesso à Escola Agrotécnica Dom José Brandão de Castro, que será inaugurada nos próximos meses. Também foi tratada da pavimentação de metade do Assentamento Queimada Grande, que ficou sem ser concluída, por falta de recursos.
Já com relação à cidade de Riachão do Dantas, contou João Daniel, na reunião foi tratada da situação de dois residenciais que serão construídos nos povoados Barro Preto e Bonfim. “Nos dois foi feita a infraestrutura pelo governo do Estado. Faltava a contrapartida e como agora o governo tem o recursos, em 30 dias a Sedurb vai liberar para as 130 casas nos povoados Barro Preto e Bonfim”, revelou o deputado.
Transporte estudantil
Também participaram da reunião na Sedurb lideranças do movimento estudantil, como a presidente do Diretório Central do Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Jessy Dayane; da União Estadual do Estudantes de Sergipe (UEES), Tiago Datt; Rafael, representante da União Nacional do Estudantes (UNE); e Celso, também representando o DCE da UFS. Os estudantes foram reivindicar o apoio do governo do Estado, através da Sedurb, na área de transporte para os universitários do campus Laranjeiras.
De acordo com a presidente do DCE/UFS, Jessy Dayane, o transporte tem sido um dos principais problemas enfrentados pelos estudantes do campus Laranjeiras que moram em Aracaju. Embora tenham direito à meia-passagem, esse benefício não é aplicado na sua totalidade, pois eles pagam meia até a saída da capital, mas depois precisam pagar outro transporte até Laranjeiras. “O transporte é um dos problemas urgentes e simples de ser resolvido. Esperamos que o governo do Estado ajude esses estudantes a saírem de Aracaju até o campus pagando apenas meia-passagem, sem custos a mais”.
A presidente do DCE acrescentou que outra luta é para que todos os estudantes universitários do interior tenham direito à meia-passagem no transporte intermunicipal. Para Jessy Dayane, com a interiorização da UFS, isso se faz ainda mais necessário, pois os estudantes precisam se deslocar entre os municípios e os vários campus. Para isso, o movimento estudantil defende a entrada em vigor de uma lei que legitime esse direito.
Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei 136/2012, de autoria de João Daniel, que institui a meia-passagem no transporte coletivo intermunicipal, estendendo para estudantes de todo Estado o direito a esse direito.
Por: Edjane Oliveira, da Assessoria Parlamentar deputado João Daniel (PT)