• +55 79 9 9192 2911
  • Contato
  • Política de privacidade
domingo, 21 dezembro, 2025
  • Login
Portal Imprensa 1
  • Home
  • Sergipe
  • Política
  • Últimas Notícias
  • Imprensa 1
  • Contato
  • +55 79 9 9192-2911
No Result
View All Result
Portal Imprensa 1
No Result
View All Result
  • +55 79 9 9192 2911
  • Contato
  • Política de privacidade

Neuromarketing e gatilhos mentais

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional, Fundador da JD Business Academy, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo e da ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

by IMPRENSA1.COM
11 de junho de 2025 - 10:47
in Fique por Dentro
Reading Time: 2 mins read
A A
0

Em um setor tão competitivo quanto o varejo, estratégias de neuromarketing se tornam indispensáveis para estabelecer uma conexão profunda com o cliente. É fundamental entender quais emoções conseguem capturar sua atenção e influenciar sua decisão de compra, direcionando sua escolha para determinados produtos.

Essa abordagem, que parte do emocional para o racional, concentra-se nos chamados gatilhos mentais: estímulos externos que o cérebro recebe e que têm o poder de impactar diretamente nossas escolhas. Esse gatilhos funcionando como verdadeiros “atalhos cerebrais” no processo de tomada de decisão.

Neste ponto, você pode estar se perguntando: “Por que é necessário ativar esses gatilhos?” Bom, todas as decisões que tomamos têm como base lógica as associações que fizemos ao longo da vida — tanto positivas quanto negativas — de forma inconsciente. Isso significa que, ao tomar uma decisão de compra, nosso cérebro “rastreia” lembranças, fatos e emoções e os condensa em uma ação, que está fundamentada em experiências passadas de recompensa e punição.

Como somos “bombardeados” de informações o tempo todo, nosso cérebro “automatiza” parte das decisões para que possamos nos concentrar naquelas que realmente importam, a fim de evitar um esgotamento mental. Ou seja, para nos poupar, nosso cérebro toma decisões “por conta própria”, sem chegar ao nosso consciente. Essas decisões que tomamos de forma inconsciente são ativadas pelos gatilhos mentais, construídos por nossas experiências sensoriais, visuais e auditivas ao longo da vida.

A decisão de compra se fundamenta em três pilares: emoção, engajamento e memória. A emoção é o elemento essencial; os dois últimos, suas consequências. Assim, a tomada de decisão é influenciada pelo caminho emocional ativado por gatilhos mentais. Os principais gatilhos são: da urgência, da escassez, da prova social, da autoridade, da simplicidade, da reciprocidade e da dor e prazer.

A neurociência aplicada ao marketing de varejo fornece evidências sobre como ocorre o processo de tomada de decisão de compra. Somos guiados pelo Sistema 1 do cérebro (rápido, automático, inconsciente e involuntário), o que significa que essas escolhas são orientadas pelos nossos sentidos. Desta forma, fica mais fácil compreender o futuro do neuromarketing: é sobre criar conexões, emoções e ativar memórias.

Reprodução: Portal Imprensa1

Por:    Gabriela Vieira Santos Oliveira    -ASCOM -<[email protected]>

Tags: news
Previous Post

Nova empresa assume limpeza urbana em Aracaju após paralisação

Next Post

Lidiane Lucena comemora abertura de Centro de Hemodinâmica

Related Posts

Governo de Sergipe amplia frota de transporte intermunicipal para o Carnaval
Fique por Dentro

Governo de Sergipe amplia frota do transporte intermunicipal para o feriado de Natal

19 de dezembro de 2025 - 17:00
HTLV-1 passa a ser de notificação compulsória e Ipesaúde reforça prevenção e diagnóstico
Fique por Dentro

HTLV-1 passa a ser de notificação compulsória e Ipesaúde reforça prevenção e diagnóstico

18 de dezembro de 2025 - 12:30
Espetáculo infantil inspirado no K-Pop chega ao Teatro Atheneu em janeiro
Fique por Dentro

Espetáculo infantil inspirado no K-Pop chega ao Teatro Atheneu em janeiro

17 de dezembro de 2025 - 17:29 - Updated on 20 de dezembro de 2025 - 23:46
Next Post
Lidiane Lucena comemora abertura de Centro de Hemodinâmica

Lidiane Lucena comemora abertura de Centro de Hemodinâmica

Please login to join discussion
No Result
View All Result
Acidente na SE-230 deixa uma pessoa morta em Tobias Barreto

Acidente na SE-230 deixa uma pessoa morta em Tobias Barreto

21 de dezembro de 2025 - 13:16
Vasco e Corinthians decidem a Copa do Brasil neste domingo no Maracanã lotado

Vasco e Corinthians decidem a Copa do Brasil neste domingo no Maracanã lotado

21 de dezembro de 2025 - 11:13
AGU aciona entidades e cobra R$ 135 milhões por descontos fraudulentos em benefícios do INSS

AGU aciona entidades e cobra R$ 135 milhões por descontos fraudulentos em benefícios do INSS

20 de dezembro de 2025 - 19:14
Lei torna obrigatório o ensino do Hino de Sergipe nas escolas estaduais

Lei torna obrigatório o ensino do Hino de Sergipe nas escolas estaduais

19 de dezembro de 2025 - 18:00
DHPP esclarece homicídio e prende suspeito em Aracaju

DHPP esclarece homicídio e prende suspeito em Aracaju

19 de dezembro de 2025 - 17:30
Governo de Sergipe amplia frota de transporte intermunicipal para o Carnaval

Governo de Sergipe amplia frota do transporte intermunicipal para o feriado de Natal

19 de dezembro de 2025 - 17:00
No Result
View All Result
  • Contato
  • Home 1
  • Política de privacidade
  • Últimas Notícias
© 2025 imprensa 1 - Portal de Notícias Sergipe

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Contato
  • Home 1
  • Política de privacidade
  • Últimas Notícias

© 2025 imprensa 1 - Portal de Notícias Sergipe