“O vereador Danilo Segundo (PSB) faz aqui um discurso em defesa do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e contra os moradores da Zona de Expansão de Aracaju por interesses no apoio eleitoral ao seu partido em 2012”.
O protesto foi feito pelo líder da oposição, vereador Nitinho (DEM), na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, ontem quarta-feira (19/10).
No entendimento do líder da oposição, Danilo Segundo comete uma injustiça para com os moradores da Zona de Expansão, em especial os do Conjunto Costa do Sol, quando profere discurso defendendo Edvaldo Nogueira sem o devido conhecimento da situação desesperadora por que passam os moradores em decorrência de mais uma inundação no conjunto.
Nitinho condena “o discurso oportunista feito por Danilo Segundo”, segundo o demista, pautado em acordo pré-eleitoral para beneficiar o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aracaju em 2012, Valadares Filho (PSB).
“É preciso fazer política com coerência.
Antes de fazer o discurso em defesa do prefeito, o líder Danilo Segundo precisa ir à Zona de Expansão, verificar a situação dos moradores do conjunto Costa do Sol. Não é possível dizer que Edvaldo Nogueira está fazendo a sua parte, quando ele mentiu e enganou os moradores, dizendo que estava dando uma solução ao problema das chuvas”, cobrou o demista.
Nitinho advertiu os vereadores para a situação de risco a que estão sendo submetidos os moradores do conjunto Costa do Sol, com o acúmulo de água, dejetos e esgoto, em suas ruas e casas.
“Antes, as ruas enchiam de água. Agora, as casas das pessoas estão sendo inundadas de cocô, visto que as fossas sanitárias estão esgotadas e as águas das chuvas arrastam tudo para dentro das residências”, protestou Nitinho.
O parlamentar denuncia que o problema da falta de drenagem na Zona de Expansão decorre da excessiva impermeabilização do solo provocada pela construção desordenada, por parte da prefeitura de Aracaju, de conjuntos residenciais do PAR.
“Fizeram campanha eleitoral distribuindo casas e apartamentos do PAR”, lembrou.
“Este problema nasceu durante a gestão do então prefeito, Marcelo Déda, hoje governador do Estado, e Edvaldo Nogueira, vice-prefeito de Aracaju, por não terem a preocupação em cumprir a lei municipal, que determina que seja feita a drenagem e o saneamento básico da área, antes de promover a construção de conjuntos habitacionais”, apontou.
Nitinho denuncia ainda que, no afã de se promover eleitoralmente, Déda e Edvaldo, não se preocuparam em fazer um planejamento urbanístico para evitar a ocupação desordenada na Zona de Expansão.
“Como não foi feito o canal para escoar a água, antes da construção dos conjuntos do PAR, hoje o solo na Zona de Expansão se encontra impermeabilizado e, não tendo para onde escoar, a água invade as residências”, argumentou.
Por Williams Moraes / Assessoria