A Polícia Civil deu continuidade nesta-feira, 28, a “Operação Eva”, que desarticulou uma associação criminosa acusada de comprar aparelhos de telefones celulares furtados e roubados em todo país. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em uma loja de celular, localizada na Avenida Hermes Fontes, Bairro São José, em Aracaju.
O dono do estabelecimento foi preso pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) onde prestou esclarecimentos e depois de ter recibo voz de prisão por receptação de telefone roubado ele declarou que não sabia que aparelho tinha restrições e como não tem nada ver com isso, preferiu pagar a fiança de R$1.500,00 e vai responder em liberdade. Vale ressaltar,que nesta segunda faze da operação, os Policiais do Cope apreenderam 19 aparelhos celulares, três com restrição. Os demais serão ainda periciados.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), esse grupo é suspeito de roubos e furtos de celulares, além de se apropriarem dos equipamentos os suspeitos são acusados de ameaçar às vítimas pelo Whatsapp. Segundo ainda o Cope além subtrair os aparelhos, os bandidos obtinha os códigos para recuperação de Iphones.
De acordo com a delegada Mayra Moinhos, a ação começava com os roubos e furtos de celulares, em grandes festas, via pública ou restaurantes.
O elemento vulgo “Mayca” é o principal alvo da investigação. Seu nome verdadeiro é Cristian David Rodrigues, proprietário DJ Cell Serviços em Telefonia e Informática, e DJ. O “Mayca” reside na Pavuna, no Rio de Janeiro. Ele conhecido como a pessoa que desbloqueia os Iphones, e com o nome de “Rozan Páginas”, vendia o sistema em redes sociais para todo o país.
Conforme as investigações, em posse dos celulares, os receptadores contratam um suspeito de nome Emerson, de Belém, Estado do Pará, que era o facilitador para conseguir acessos aos novos números usados pelas vítimas dos roubos e furtos, seja atráves de links, SMS, em site falsificado da Apple, para justamente resgatar as informações de acesso aos Iphones roubados.
Emerson Lins Lopes Cardoso, 42 anos, é dono de uma loja de celular no centro de Belém (PA). O estabelecimento está no nome da ex-esposa, Heloisa. Até o último levantamento feito pela polícia, ele estava foragido. Ele tomou conhecimento sobre o começo das investigações. Contra ele, pesam três mandados de prisão em aberto, dois em Belém e um em Vitória (ES). Todos os mandados saíram em 2019.
Delegada Mayra Moinhos:
Dono da Loja diz que está tranquilo: