A OAB/SE está promovendo vários encontros com estudantes do Curso de Direito na perspectiva de debater temáticas de interesse da advocacia, princípios éticos e proporcionar esclarecimentos sobre a atuação da OAB enquanto entidade corporativa e de defesa do estado democrático de direito e da cidadania.
Nos encontros, os estudantes também têm oportunidade de participar de visita monitorada ao Museu da Advocacia e da OAB/SE. No Palácio da Cidadania, os estudantes sempre são recepcionados pelo presidente da instituição, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, em visita conduzida também por professores. Em momentos distintos, os estudantes participam de palestra ministrada pelo presidente Carlos Augusto e, posteriormente, o historiador Alonso Francisco de Lima Junior, chefe do Arquivo Geral da OAB/SE, faz explanação sobre o acervo do Memorial da Advocacia e da OAB/SE, que ocupa dois pavimentos do Palácio da Cidadania.
No último encontro, coincidentemente, no mesmo momento o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, ouvidor geral do Conselho Federal da OAB, e o advogado alagoano Grabriel Lira, membro da Escola Nacional de Advocacia (ENA), também visitavam o Palácio da Cidadania e interagiram com os estudantes de Direito. A próxima visita monitorada acontece nesta quinta-feira, sob coordenação pedagógica do professor Diogo Calazans, um dos coordenadores da Escola Superior de Advocacia da OAB/SE.
Nos encontros, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, faz uma explanação sobre questões relevantes inerentes ao exercício profissional da advocacia, esclarece dúvidas sobre o Exame de Ordem, classificado como instrumento legítimo, previsto em lei, abalizador dos cursos de Direito oferecidos pelas instituições de ensino brasileiras, e ainda destaca o papel institucional e corporativo da OAB enquanto entidade de classe destacada por sua natureza especial por ter atuação abrangente na defesa dos interesses sociais.
SATISFAÇÃO
Para os estudantes, estes encontros se traduzem em surpresas e satisfação. Para o estudante Caio Christófani Santana, a visita ao Palácio da Cidadania superou suas expectativas. “Assim como muitos alunos do Curso de Direito, eu tinha noção apenas do belo trabalho de restauração deste prédio (o Casarão onde viveu as irmãs de Adolfo Rollemberg), mas nunca imaginei que, por trás dele, existissem tantos fatos importantes da história sergipana e que muitos desconhecem”, confessa o universitário. Os estudantes também compreenderam a importância da aplicação do Exame de Ordem e saíram entusiasmados até para enfrentar a prova. “Saio daqui com mais ânimo para estudar e me dedicar ao Exame de Ordem, que em breve prestarei. Quem sabe no futuro possa fazer parte de algum Conselho da Ordem, desenvolver um trabalho digno e até fazer parte dessa ilustre galeria?” brincou Christófani, com um brilho preconizador no olhar.
A aluna Iana Carla Batista também não escondeu o entusiasmo. “Foi muito importante conhecer o Palácio da Cidadania. Quando estiver advogando sei que farei várias visitas aqui para saber mais sobre ele”, comentou. “Aqui compreendi aquilo que é vital para a minha formação. Além do que, a dedicação à memória e à preservação de um espaço tão bonito por parte dos dirigentes da OAB/SE orgulha não apenas os alunos de Direito, mas todos nós sergipanos”, opina.
CÁSSIA SANTANA
JORNALISTA DIPLOMADA, COM ORGULHO
DRT – 390/SE
CONTATOS:
(79) 9144 4454 – Operadora Tim
(79) 9960 4454 – Operadora Vivo
www.twitter.com/cassiasantana