
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta sobre o aumento de quase 350% nos casos de sarampo nas Américas entre a oitava semana epidemiológica de 2024 e 2025. Apesar do crescimento, o Brasil ainda não registra novos casos da doença.
Em Aracaju, a vacinação contra o sarampo está com boa cobertura: 84,15% da população tomou a primeira dose da vacina Tríplice Viral e 70,84% a segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a caderneta vacinal atualizada, especialmente para viajantes e pessoas que não têm certeza sobre a imunização.
O Ministério da Saúde orienta a intensificação da vacinação, já que o risco de reintrodução do sarampo no Brasil permanece. A vacina é aplicada na rotina vacinal para crianças a partir de 12 meses, com reforço aos 15 meses, e para pessoas entre 5 e 59 anos.
O sarampo, embora pareça simples, pode causar complicações graves como pneumonia, inflamação cerebral e até levar à morte, alertam especialistas. A médica Suyan Mychelle Dias Silva destaca a importância da vacinação para evitar essas complicações.
Foto: Ascom/PMA
Por: Agência de Notícias de Aracaju