Desde o lançamento, há pouco mais de um ano, o Opera Sergipe, um dos maiores programas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já realizou 16.661 cirurgias eletivas. O Opera foi criado para ampliar a oferta de cirurgias para os 75 municípios sergipanos, visando a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos, garantindo o acesso regulado, atenção humanizada, qualificada e segura.
Entre os procedimentos mais procurados está o de laqueadura, com 3.478 cirurgias realizadas. Conhecida popularmente como ligadura, a cirurgia oferece uma solução permanente para a contracepção, permitindo que as mulheres decidam quando e quantos filhos desejam ter. Para algumas mulheres, o procedimento pode ser recomendado devido a condições de saúde que tornam a gravidez arriscada, como é foi o caso de Maria Beatriz de Jesus Santos que fez sua laqueadura pelo Opera Sergipe.
“Resolvi fazer a cirurgia porque foi indicação do meu médico, pois minha última gravidez foi de risco. Para não ter o perigo de engravidar novamente, busquei o Opera Sergipe e marquei a cirurgia. Como já tenho dois filhos, fiquei mais tranquila de tomar a decisão. Gravidez é ótima quando não há complicações durante a gestação”, contou Beatriz.
A laqueadura também pode ser uma opção para mulheres que já têm filhos e não desejam engravidar outra vez, podendo ser uma decisão refletida e consciente sobre o planejamento familiar. Mirelle Santos de Oliveira Ferreira, já passou pela mesma situação. “A minha decisão foi própria, dois filhos é o que eu e meu marido desejamos ter. Logo, por várias questões, inclusive financeira, resolvi fazer a cirurgia para não ter essa preocupação de engravidar de novo. Fiquei sabendo do programa por uma amiga que também fez a cirurgia e comentou que foi muito bem atendida desde o cadastro no programa, até o momento da cirurgia com toda equipe do hospital”, relatou.
Foto: Flávia Pacheco
Por: Ascom/SES