A Energisa, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Científica, realizou nesta quarta-feira, 16, uma operação de combate ao furto de energia elétrica em Aracaju e nos municípios de Moita Bonita, Malhador, Capela e Canindé de São Francisco. Das 98 inspeções realizadas, 21 apresentaram irregularidades, resultando na condução de seis pessoas.
Segundo a Energisa, cerca de 3 mil casos de fraude foram identificados este ano em Sergipe, com recuperação de 7,2 GWh de energia — suficiente para abastecer São Cristóvão por um ano. A empresa alerta que o furto de energia impacta na qualidade do fornecimento, na segurança e no custo da tarifa para os consumidores.
As fraudes detectadas envolvem ligações diretas e desvios antes dos medidores. Os autores podem responder por crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com penas de até cinco anos de prisão, além de multa administrativa.
A população pode denunciar irregularidades de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196, pelo WhatsApp (www.gisa.energisa.com.br) ou pelo app Energisa On.
Fotos: SSP/SE
Por: Portal Imprensa1