Na manhã desta terça-feira, 12, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou a Operação Hepta para desmantelar uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes violentos, com foco em São Cristóvão, Sergipe. A FICCO/SE reúne esforços da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, reforçando a cooperação entre as forças de segurança para combater o crime organizado.
A operação cumpriu três mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão em diversas cidades: São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Itabaiana, além de São Felipe e Santo Antônio de Jesus na Bahia. Os mandados foram autorizados pela comarca de São Cristóvão.
A investigação, iniciada com apoio do Departamento do Sistema Prisional de Sergipe (DESIPE), revelou a existência de um esquema criminoso responsável por pelo menos nove homicídios relacionados a disputas pelo tráfico de drogas em São Cristóvão, além de lavagem de dinheiro utilizando contas de terceiros.
Um dos líderes da organização, ex-presidiário envolvido em tráfico e crimes violentos, foi morto em confronto com a polícia militar da Bahia em outubro, em Conceição dos Almeidas. Na ocasião, foram apreendidos com ele uma pistola, drogas e um carro de luxo blindado.
Os investigados enfrentam acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, crimes que podem resultar em penas de até 35 anos de prisão. O nome “Hepta” foi escolhido em referência ao codinome do líder da organização, alvo principal da operação.
Fotos: PF/SE
Por: Portal Imprensa1