A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), lançou a Operação Locare, que investiga um esquema de fraude envolvendo contratos de locação de veículos. A operação foi autorizada pela Justiça, que determinou buscas e apreensões em Salgado e Aracaju.
A investigação busca reunir provas para um inquérito sobre fraudes em licitações, peculato e associação criminosa. O esquema suspeito favoreceu empresas de locação de veículos com contratos milionários com o município de Salgado, que, conforme denúncias, foram parcialmente executados, causando prejuízos ao erário.
Entre 2021 e 2024, uma das empresas investigadas recebeu R$ 3 milhões em contratos. Ex-sócios dessas empresas agora ocupam cargos de destaque na administração municipal, incluindo secretários. A investigação revelou que essas empresas participaram de licitações simultâneas, sugerindo possível fraude.
Nos anos de 2021 e 2022, os contratos relacionados a locação de veículos e manutenção de frotas totalizaram cerca de R$ 6 milhões. A medida cautelar foi tomada para evitar a destruição ou extravio de provas, uma vez que os investigados têm vínculos diretos com a administração municipal.
A Operação Locare está em andamento e novas diligências serão realizadas para aprofundar a investigação.
Por: Portal Imprensa1