Em Sergipe, as polícias Civil e Militar também estão participando da Operação Narco Brasil 2022, que é uma ação integrada de combate a crimes relacionados ao tráfico de drogas e também focada na incineração dos entorpecentes. A operação é desenvolvida pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Além das polícias estaduais, a operação também conta com a participação Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação ocorre entre os dias 27 de junho e 6 de julho em todo o Brasil.
O objetivo da operação é reprimir os delitos relacionados ao tráfico de drogas em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 26 de junho. A coordenação nacional da operação é feita pela Seopi e, no nível estadual, pelas respectivas secretarias da segurança pública das unidades federativas.
A incineração das drogas que ocorre no âmbito da operação será de entorpecentes que foram apreendidos em ações anteriores à Operação Narco Brasil, levando em consideração que o procedimento depende de autorização judicial e outros trâmites burocráticos e verificação de logística. Com isso, a incineração ocorrerá nos estados que assim se manifestarem a fazê-lo.
Em Sergipe, a Operação Narco Brasil também está em andamento. O Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, apreendeu maconha, crack e cocaína durante uma ação policial no bairro Santa Maria, em Aracaju. Com a ação policial, mais um ponto de venda de drogas foi fechado, desta vez no bairro com maior concentração populacional da Zona Sul da capital sergipana.
Com Informações: SSP/SE