“Lamento a forma como os institutos de pesquisa agiram nessa eleição para o Senado. Se o povo observar, os números apresentados pelos institutos influenciaram a eleição do senador em Sergipe. Quando divulgavam a pesquisa, sempre davam uma margem de diferença muito grande entre a candidata do Democratas ao candidato do Partido dos Trabalhadores. E olhe que as inconsistências dos números não foram só do Dataform, mas também do Ibope”, declarou Emmanuel Nascimento (PT), durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 08/10.
Emmanuel mencionou que na véspera das eleições o Ibope divulgou pesquisa na qual a candidata do DEM aparecia com 61% e o do PT, somente 36%. Já na pesquisa do Dataform, a demista aparecia com 47,5% e Rogério, com 22,1%. “Os institutos agiram claramente no sentido de influenciar a eleição em Sergipe, e, influenciou. Mas o povo foi às urnas e provou que essas pesquisas estavam erradas e a candidata ao senado só ganhou a eleição pois foi ajudada pelos institutos. É preciso que a gente faça essa avaliação, pois não agiram honestamente, pelo contrário, agiram no sentido de beneficiar a candidata, essa é a realidade”, pontuou.
Na percepção do parlamentar, esse é um fato lamentável, pois acredita que não é assim que se faz campanha eleitoral. “Essa eleição não foi ganha pela candidata a senadora, quem deu essa vitória foram os institutos de pesquisa quando mostraram aquela margem muito grande; claro que o eleitorado se influenciou, principalmente as pessoas que dizem assim: eu vou votar em quem está ganhando. Essa é que a realidade, as pesquisas não foram corretas com Rogério Carvalho, pois sempre colocou nosso candidato lá embaixo. É preciso que a gente faça uma avaliação dos procedimentos desses institutos, que interferiram claramente nos resultados do senado em Sergipe”, acredita o petista.
Da Assessoria de Imprensa do parlamentar
Foto: Acrisio Siqueira