Foi aprovado pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe o Projeto de Lei n 415/2024 que institui a política de incentivo ao uso da bicicleta no Estado de Sergipe. A proposta de autoria do deputado Kaká Santos (União Brasil) visa iniciativas que promovam o respeito aos ciclistas e a segurança no trânsito, através de campanhas educativas e apoio a políticas de transporte sustentável.
“Adotar a bicicleta no cotidiano também traz impactos positivos à saúde pública, pois estimula a prática de exercícios físicos, reduzindo o sedentarismo e colaborando para a prevenção de doenças crônicas. Promover o uso da bicicleta é, portanto, um investimento na qualidade de vida dos cidadãos, além de reforçar uma cultura de mobilidade sustentável, com maior respeito ao meio ambiente e incentivo à convivência harmoniosa entre os diversos meios de transporte”, explica o deputado Kaká Santos.
Sustentabilidade
O incentivo ao ciclismo é uma medida que fortalece a cidadania e permite que Sergipe avance rumo a um modelo de mobilidade mais eficiente e sustentável, que atende às necessidades da sociedade atual e contribui para um futuro mais saudável e equilibrado.
“Em um cenário onde o excesso de automóveis compromete a fluidez do trânsito e aumenta os níveis de poluição, a adoção de meios de transporte não motorizados, como a bicicleta, surge como uma solução prática e saudável. Com a aprovação do projeto olhamos para o fututo e visamos condições mais seguras e estruturadas para o uso da bicicleta, incentivando os sergipanos a adotarem uma alternativa de deslocamento que traz benefícios tanto à saúde pública quanto ao meio ambiente”, finalizou o deputado Kaká Santos.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese
Por: Junior Matos/Alese