Uma ação da Polícia Federal com apoio da Polícia Civil em conjunto com policiais militares, liderados pela delegada Danielle Garcia, responsável pela coordenação da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), em uma ação denominada como “Operação Pop”, efetuou a prisão do ex-prefeito da cidade de Capela, Manoel Messias dos Santos, o “Sukita” (PSB). A prisão aconteceu no início da manhã desta terça-feira (3), no edifício Octávio Penalva, na avenida Beira-Mar, onde o ex-prefeito reside.
Na residência do ex-prefeito os policiais cumpriram dois mandados de prisão, contra Sukita e sua esposa Silvany Mamlak, além de efetuarem o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Também foram presos o ex-secretário de finanças de Capela, José Edvaldo, e a irmã de Sukita, Clara Miranir. Vários documentos foram apreendidos, junto com computadores e materiais que possam conter algum indício de crimes praticados pelo ex-prefeito enquanto fora gestor do município.
Os policiais vasculharam veículos que estavam na garagem do edifício, além de prédios das empresas de Sukita, localizados no bairro Getúlio Vargas e também foram até a cidade de Capela, onde fazem buscas na casa do ex-prefeito. A Operação Pop conta com mais de 60 policiais em ação.
O ex-prefeito e os presos estavam sendo investigados pela polícia por suspeita de prática de crimes de lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e crimes contra a ordem tributária.
Contra Sukita, pesa a acusação de ter efetuado saques no valor superior a R$ 6 milhões das contas da prefeitura no final de sua gestão. As imagens dos saques realizados por Sukita foram entregues para a Polícia Federal pelo prefeito Ezequiel Leite, que havia denunciado o ex-prefeito por ter zerado as contas municipais.
Informações complementares da Polícia indicam que as empresas investigadas são a Sukita Automóveis e suas subsidiárias e a Megga eventos, que também englobou a Megga FM, emissora que atuou com arrendamento de uma frequência de rádio em Sergipe durante dois anos.
Por Márcio Rocha do portal F5 News
Foto1: Sukita assinando mandado de prisão / Douglas Magalhães/Facebook
Foto2: Marcio Rocha