Nesta quarta-feira, 11, a Polícia Federal deu início à Operação Formação Legal III, com o intuito de fiscalizar empresas responsáveis pela formação de vigilantes. A ação mobilizou mais de 300 agentes federais para realizar inspeções em 256 escolas de vigilância em diversas regiões do Brasil.
A operação tem como foco verificar a regularidade dos cursos oferecidos, especialmente em relação ao cumprimento da grade curricular e da carga horária exigida por lei, além de outros critérios, como o controle de frequência dos alunos, o limite máximo de estudantes por sala de aula, a qualificação dos instrutores e a execução correta das provas. A quantidade mínima de tiros obrigatórios para a conclusão dos cursos também será alvo de avaliação, entre outros aspectos legais.
Empresas que apresentarem irregularidades poderão ser punidas com advertências, multas ou até o cancelamento da licença para funcionamento.
O objetivo da operação é melhorar continuamente a qualidade dos cursos e da formação dos vigilantes, visando a evitar comportamentos inadequados e a fortalecer o setor de segurança privada, que complementa a segurança pública e é essencial para a proteção de vidas e bens, contribuindo para o bem-estar geral da população.
Fotos: PF/Gov
Por: Imprensa1