A Polícia Federal, com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deflagrou na manhã desta quinta-feira, 3, a Operação Desbloqueio, que desmantelou um esquema de fraudes previdenciárias milionárias. As fraudes contavam com a participação de um servidor do INSS, que atuava nas 27 unidades da federação.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Aracaju, expedido pela 1ª Vara Federal de Sergipe. Segundo as investigações, o servidor estaria envolvido na liberação irregular de cerca de 20 mil benefícios desde setembro de 2023, distribuídos em todo o país.
A fraude consistia na realização indevida de desbloqueios de benefícios previdenciários para a contratação de empréstimos, sem o conhecimento ou autorização dos titulares ou de seus representantes legais. O valor total dos empréstimos liberados ainda está sendo apurado.
O material apreendido durante a operação será analisado para reforçar as provas já obtidas, identificar a materialidade dos delitos e possíveis novos envolvidos na fraude.
Os crimes investigados incluem inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção, cujas penas somadas podem ultrapassar 24 anos de reclusão.
Foto: PF/SE