O Forró Siri 2018 já chegou e milhares de pessoas estão sendo aguardadas pela Prefeitura para curtir o maior São Pedro de Sergipe na Arena de Eventos Siri. Por isso a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal de Socorro (GMS), já se organizaram e montaram um plano estratégico para garantir a segurança dos forrozeiros durante a realização do evento.
Este ano a festa está sendo comemorada nos dias 29 e 30 de junho, e segundo com o comandante do 5° BPM, major Henrique Rocha, Forró Siri é a solenidade mais importante do calendário de eventos do município, por isso uma proposta diferenciada de atuação e sempre preparada pelo batalhão. “Esse evento reúne uma grande quantidade de gente, autoridades de toda parte do Brasil e, tem o maior público, comparado com os outros eventos que acontecem na mesma época. Precisamos pensar grande, a fim de que tudo ocorra com tranquilidade e segurança. Garantindo uma festa de paz”, explica o major.
A polícia militar é responsável por realizar a segurança da área externa da festa, devido a uma portaria emitida pelo Ministério Público. “É baseado na expectativa de público que nós montamos nosso plano de ação. Por noite serão escalados 100 policiais, divididos através do Getan, Cavalaria, Batalhão de Choque e Rádio Patrulha, para que seja feita a segurança. Assim como foi feito na abertura do Forró Siri, realizado na sede da cidade, no Parque dos Faróis e Conjunto Jardim. É importante ressaltar, que nunca tivemos nenhuma ocorrência grave nas edições anteriores, e vamos continuar trabalhando para que a paz e a alegria reinem nesses dias de festa”, garante o major Henrique.
De acordo com diretor de operação da GMS, Marcos Antônio Nascimento, esse será o segundo ano que a segurança interna ficará sob responsabilidade da GMS. “Tivemos a experiência ano passado que foi consolidada esse ano também, da segurança interna ser de total responsabilidade nossa. A Arena Siri este ano está maior, consequentemente, vamos ter um público maior comparado ao ano passado, por isso, nós vamos ter 100 GMS por noite atuando dentro da festa, além de uma empresa de segurança, que ficará responsável por realizar a revista nas entradas, camarote e palco. Faremos o nosso trabalho armado e faremos também o uso de sprays de mentol que são de extrema importância”, conta o diretor de operação Marcos Antônio.
A GMS terá uma base fixa, localizada na Creche Mariana Martins Moura Sousa, localizada no Conjunto João Alves, ao lado do evento. Se por acaso algum forrozeiro perder documentos ou chaves, esses objetos serão encaminhados para esse ponto de apoio, caso o indivíduo não perceba que tenha perdido, os documentos serão encaminhados para a Polícia Civil.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Giovane Mangueira