No início da tarde desta sexta-feira, dia 12, o Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) da Polícia Civil , com.apoio do COPE e DENARC, deu cumprimento de mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Ribeirópolis e na residência de pessoas supostamente envolvidas com o abate de animais no matadouro do município.
O site Imprensa1 apurou que as investigações dão conta de suposto desvio de recursos públicos provenientes da arrecadação de taxas com o abate de animais no matadouro. A informação é de que era cobrada uma taxa de R$ 55,00 por cabeça de gado; porém, o código tributário municipal estabelece o valor de R$ 15,00 por cada bovino abatido.
O Deotap solicitou informações à prefeitura de Ribeirópolis, em 15 de agosto de 2018, sobre os valores e tarifas praticados pelo município no abate das reses, bem como saber como era feito o recolhimento e o pagamento dos funcionários do matadouro. Como não houve resposta, o Deotap reiterou a solicitação no dia 22 de novembro de 2018 e nos dias 11 e 26 de fevereiro de 2019. A gestão municipal manteve-se omissa e ignorou todos os ofícios.
A investigação comprovou que 2.300 animais são abatidos mensalmente no município e que a gestão dos recursos públicos oriundos das taxas eram feitas por duas pessoas que não integram o quadro de servidores do município. O Deotap estima que a Prefeitura de Ribeirópolis deixou de arrecadar valores decorrentes da taxa de utilização do espaço público para o abate de animais.
A delegada Thaís Lemos ( DEOTAP) , informa através da Ascom da SSP, que nesta sexta-feira, 12, as 16h, haverá coletiva de imprensa na sede da unidade, localizada na esquina entre as avenidas Hermes Fontes e Barão de Maruim, na região central da capital.
Por: Imprensa1 e Ascom.SSP/SS
Fotos: Imprensa1 e Sandoval Notícias