A Cooperativa de Reciclagem Reviravolta , de Nossa Senhora do Socorro, deu o passo inicial para a conquista da emancipação socioeconômica dos 35 catadores de lixo, na manhã desta quarta, 28.
Isso, graças à assinatura do Termo de Permissão de Uso de Bem Público de Área do Município pelo prefeito de Socorro, Fábio Henrique, para o desenvolvimento das atividades da cooperativa. O terreno, com área de 2.673m², está localizado na Palestina, onde funcionava a escola Professor José Cabral Machado, cuja área construída é de 1.159m².
A solenidade de assinatura aconteceu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, onde marcaram presenças secretários municipais, promotores de Justiça, catadores e lideranças comunitárias.
Sem esconder a satisfação e felicidade de proporcionar a organização laboral dos catadores de lixo, o prefeito Fábio Henrique destacou que o terreno a ser explorado pela cooperativa é duas vezes maior do que o anteriormente acordado.
“Sou hoje um dos mais felizes administradores. Isso porque estou vendo concretizada uma grande obra social, que vai além da estrutura física. Com essa permissão de uso da área, cujo tamanho é mais que o dobro do que o incialmente previsto. Os catadores deixarão de atuar no lixão, à espera de caminhões, para desenvolver a reciclagem de resíduos sólidos contribuindo com o meio ambiente e conquistando uma forma segura e digna de sustento da família”, afirmou.
Por Andréa Lima / com informações da Agência de Notícias de Socorro
Foto: Ascom / Socorro
Fonte: http://www.ansocorro.se.gov.br