Nesta quinta-feira, dia 21, após a posse novo presidente da Companhia de Saneamento do Sergipe ( DESO), o prefeito do município sergipano de Lagarto, Valmir Monteiro, assinou convênio com o Governo do Estado de Sergipe que permite a renovação da concessão com a Deso para a exploração do abastecimento e coleta de esgoto no município.
Desa forma, a parceria com o Governo do Estado permitirá também a ampliação da adutora do Piauitinga, orçada em R$ 83,5 milhões. O Sistema Integrado do Piauitinga abastece as sedes municipais e diversas localidades rurais de Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde e Riachão do Dantas.
Quero parabenizar o prefeito Valmir pelo espírito público demonstrado hoje”, destacou o governador Belivaldo Chagas que, antes, durante seu discurso na posse do novo presidente da Deso, carlos Melo, já havia dito que não permitirá a utilização política da Deso. O presidente Carlos Melo, por sua vez, informou que a obra de duplicação será bancada por um convênio direto “entre os governos do Estado e Federal”.
O prefeito Valmir Monteiro, que estava ao lado do deputado estadual Ibrain Monteiro, destacou a importância da parceria com o Estado. “Desde o início que tinha conhecimento da importância dessa obra. Mas, até então, não poderia assinar a autorização porque havia uma ação transitada e julgada do Ministério Público dizendo que a água dentro de Lagarto é de responsabilidade do município”, iniciou o gestor.
Esta obra contará com uma captação, uma Estação de Tratamento de Água, uma estação elevatória de água tratada, 46,6 km de adutoras, um reservatório de distribuição com capacidade de 2.000 m³ e 14.436 ligações prediais.
Segundo o governador Belivaldo Chagas, o Estado dependia desse documento para, finalmente, iniciar os procedimentos para concretização da obra, já que os recursos estão garantidos porque integram a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Com o projeto de ampliação da infraestrutura sanitária, aproximadamente 108 mil habitantes terão garantidos o acesso ao abastecimento de água tratada.
Reprodução:www.imprensa1.com
Por: Secom da Prefeitura de Lagarto