Ao participar da abertura do II Encontro Regional da ANASPRA (Associação Nacional de Praças), realizado nesta quinta-feira, dia 31, no auditório do Hotel Radisson, na orla de Aracaju-SE. O prefeito da capital sergipana, João Alves Filho (DEM), ao fazer o uso da palavra, criticou o Governo Federal por não dar uma atenção maior a segurança pública.
De acordo com o prefeito de Aracaju, nunca se precisou tanto de investimentos na segurança como agora “ inclusive tivemos uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir os projetos que queremos desenvolver para a segurança. A União precisa entender que deve aumentar sua presença em três segmentos: na educação, na saúde e na segurança pública”, cobra o prefeito.
O prefeito de Aracaju, disse ainda, que o Brasil precisa voltar os olhos para a questão da segurança, porque o crime organizado nunca esteve tão forte no país. E desta forma, se faz necessário uma maior participação do Governo Federal no tocante a Polícia Militar.
“Estou solidário a todo esse esforço, e ao Deputado Mendonça Prado que é um exemplo nessa luta e tem se destacado em nível nacional como líder inconteste no Congresso, e teve uma participação decisiva para que esse Encontro fosse realizado em Aracaju”, parabeniza.
Além do prefeito João Alves, o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB) , participou da abertura do encontro e ao fazer o uso da palavra declarou que o Estado de Sergipe estaria sendo fonte de inspiração para o Governo Federal na articulação pela integração das polícias militar e civil e informou que, em meados do mês de novembro, o Estado estará sendo visitado pelo ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, que acompanhará o grupo de trabalho que será espelho para o Brasil.
O evento foi promovido pela Associação dos Militares do Estado de Sergipe (AMESE), presidida pelo sargento Jorge Vieira , e que contou o apoio do deputado federal Mendonça Prado (DEM), que proferiu a palestra sobre “Fundo Nacional de Segurança Pública”.
O encontro teve a seguinte programação:
08:00 horas – Composição da Mesa Diretora
08h30 horas – Palestra com DR. TÚLIO VIANNA (Professor de Direito Penal da UFMG). Ele proferiu a palestra sobre desmilitarização das polícias e bombeiros militares.
10h00 – Palestra com o DEPUTADO FEDERAL MENDONÇA PRADO (Mestrando em Direito Internacional pela UCB). CRIAÇÃO DO FUNDO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA.
11:00 horas – Palestra com DR. ELIAS MILER DA SILVA (Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo). Palestra sobre CICLO COMPLETO MITIGADO.
14:00 horas -Mesa Redonda para Formação da Carta de Aracaju)
16:00 horas – Coffee Break
16:30 horas – Homenagens
18:00 horas – Encerramento.
O evento contou com a participação dos seguinte representantes da classe militar brasileira:
Adriana Borgo (São Paulo), Sargento Aragão (Tocantins), Sargento Soares (Santa Catarina), Subtenente P. Queiroz (Ceará), Sargento Vieira (Sergipe), Sargento Edgard (Sergipe), Capitão Ildomário (Sergipe), Soldado Prisco (Bahia), Cabo Vagner Simas (Alagoas), Major Fábio (Paraíba), Major Rocha (Acre), Sargento Regina (Rio Grande do Norte), Capitão Vagner (Ceará), Major Fragoso (Alagoas), Cabo Renilson (Pernambuco), Cabo Jeoás (Rio Grande do Norte), Sargento Teobaldo (Alagoas), Capitão Tadeo (Bahia), Subtenente Gonzaga (Minas Gerais), Capitão Assunção (Espírito Santo), Feliciana (Pará) e Cabo Daciolo (Rio de Janeiro).
Por: Imprensa1
Fotos: Sergio Silva /Secom PMA
Fonte: Vanessa Franco/Assessora de Imprensa e Coordenadora do MP News
Dep. Federal Mendonça Prado (DEM/SE),