A Prefeitura de Aracaju, desde a última quarta-feira, 5, passou a fazer uso de novos procedimentos administrativos e tecnológicos para tornar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros mais célere e eficaz.
O conjunto de medidas visa assegurar o cumprimento de prazos e condições legais, imprescindíveis para honrar compromissos de natureza contratual, assim como a correta prestação de contas por todos os órgãos e entidades do Município, tanto em relação aos órgãos de controle interno e externo como à sociedade de uma forma geral, sobretudo quanto à materialização do princípio constitucional da transparência.
A apresentação das novas rotinas tecnológicas foram feitas na manhã da última quarta-feira pelo secretário Municipal da Fazenda de Aracaju, Nilson Lima, na Sala de Treinamento do Centro Administrativo Aloísio Campos. Na oportunidade, Nilson esclareceu que “todos os procedimentos necessários para operacionalizar a execução orçamentária e financeira estarão disponíveis no Sistema Financeiro Informatizado – SFI. Análises e tramitações de milhares processos que vem sendo feitas de forma insatisfatória e manualmente, serão, a partir de agora, substituídas pela utilização racional de ferramentas tecnológicas desenvolvidas no SFI, através das quais, teremos o controle eficaz das diversas etapas que compõem o ciclo orçamentário, a realização da despesa e a prestação de contas”.
Após a apresentação feita pelo secretário da Fazenda, o coordenador de Administração da Semfaz, Marcos Dias, deu início a um treinamento do qual participaram todos os diretores Financeiros das diversas secretarias e entidades municipais.
“A partir de hoje todos os órgãos da Prefeitura passam a dispor de novas rotinas operacionais, exclusivamente em meio digital. Essas medidas trarão um ganho de qualidade expressiva na gestão pública, na medida em que aumentarão a eficácia, economia de recursos e segurança jurídica na atuação dos órgãos e entes municipais”, disse Marcos Dias.
Ainda segundo Marcos, a nova gestão pretende obter economia de tempo e recursos públicos, mas sem abrir mão da necessária segurança jurídica. “Esse sistema acaba com o desgastante fluxo da remessa de papel, que gera despesas tão elevadas quanto desnecessárias, inclusive com transporte e uso de mão de obra”.
“Esse treinamento veio facilitar nosso trabalho, já que a sistemática antiga estava complicada e, com essa inovação, teremos uma significativa facilitação de nossas atividades, além de proporcionar mais controle dos recursos públicos administrados e segurança para o gestor. Sem falar que com esse novo sistema acaba o fluxo de papel. Tudo passa a ser elaborado em meio digital”, disse Luiz Carlos Oliveira Machado, Diretor Financeiro da Secretaria de Administração.
Para o procurador Geral do Município Carlos Pinna de Assis Júnior, essas modificações são uma adaptação à realidade há muito tempo desejada por gestores e servidores da Prefeitura de Aracaju, pois conferem uma marca de modernidade e profissionalismo à administração pública municipal.
Foto: Sílvio Rocha