A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está acompanhando o caso da mãe de iniciais A.B.M, de 35 anos, que teve o bebê dentro de um vaso sanitário da Enfermaria da Unidade de Urgência Zona Sul Fernando Franco. A criança está na Unidade de Terapia Intensiva Neo-natal da Maternidade do Hospital Santa Isabel.
O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e o Núcleo de Prevenção de Violência e Acidente/SMS foram acionados e estão ouvindo os profissionais que atenderam a mãe e o bebê.
Das informações pré-liminares, foi à própria mãe quem chamou a médica-plantonista para ver o bebê, assim que ele nasceu dentro do vaso sanitário. A médica informa ainda que no parto ocorreu o deslocamento da placenta e a mãe afirmou que não sabia que estava grávida.
Na Rede de Atenção Básica/SMS, no cadastro SIS Pré-natal não há registro desta gestação de A.B.M. Da mesma, consta os dados de acompanhamento e de consultas de pré-natal da equipe de Saúde da Família, com a data do parto de 27 de agosto de 2011.
Dia do parto
Na Unidade de Urgência da Zona Sul, a usuária chegou à urgência por volta das 16h, de ontem, dia 7. E segundo a médica-plantonista, A.B.M. chegou se queixando de dores abdominais e que a mesma se recusou a fazer exames complementares. A plantonista medicou a paciente com buscopan e iria encaminhá-la a outro serviço para fazer um ultra-som. A usuária pediu para ir ao banheiro e retornou em seguida dizendo que o bebê tinha nascido dentro do vaso sanitário. A médica resgatou e estabilizou o recém-nascido. A mãe e o bebê foram encaminhados para a Maternidade do Hospital Santa Isabel. A pediatra que também deu os primeiros socorros atestou que criança é grande e forte e que apresentava ter nove meses.
A médica-plantonista disse que suspeitou da gravidez, porém A.B.M. havia refutado a possibilidade, garantindo que se tratava de um mioma. A mulher disse que havia feito um ultra-som, recentemente.
Fonte: SMS