Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, Aracaju registrará maré de 2,3 metros. De forma preventiva, para que a população redobre a atenção, a Prefeitura de Aracaju, através Defesa Civil municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta com indicação dos horários de maré cheia. As informações têm como base a Tábua de Marés disponibilizada pela Marinha do Brasil.
O alerta, encaminhado através do serviço SMS 40199, prioriza as localidades que podem sofrer influência da maré. Entre os pontos de maior atenção estão a Praça da Imprensa e os arredores do canal da avenida Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho; o loteamentos Nova Liberdade, no bairro Jardim Centenário; e o Estrela do Oriente, no Bugio.
O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, reforça os cuidados que a população deve adotar diante da preamar. “A maré, no volume esperado, não é atípica para as regiões. No entanto, a orientação é que evitem trafegar nas áreas com lâminas d’água, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas”, orienta.
A maré deverá atingir 2,3m na segunda-feira, dia 20, às 16h36; na terça-feira, 21, às 17h12; e na quarta-feira, 22, às 17h53. “Com esse volume, as áreas mais suscetíveis passam a ser monitoradas. Mas, vale frisar que, em média, 30 min após atingir seu volume máximo, tem início a vazante, a partir da qual há retomada da normalidade, diante de eventuais situações de refluxo das águas pelo sistema de drenagem urbana”, salientou Robson Rabelo.
As equipes de Defesa Civil estarão em atenção para as demandas que possam surgir. O órgão pode ser acionado 24h por dia através do número emergencial 199.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Secom / PMA