Para iniciar as ações do Maio Amarelo, movimento nacional de conscientização para um trânsito seguro, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou uma blitz educativa nessa segunda-feira, dia 2, na avenida Tancredo Neves. Com o tema “Juntos salvamos vidas”, a campanha deste ano tem como foco os motociclistas.
O diretor de trânsito da SMTT de Aracaju, Thiago Alcântara, explica que há uma grande preocupação dos órgãos de trânsito com os motociclistas, pois, só este ano, de janeiro a abril, de acordo com dados parciais, o órgão municipal de trânsito registrou 11 óbitos por acidentes em Aracaju, sendo 8 motociclistas.
Durante a blitz, agentes de trânsito e a equipe de Educação para o Trânsito da (CET) da SMTT, abordaram os motociclistas e lembraram a importância de cada condutor respeitar as normas de trânsito para preservar suas vidas. A abertura do movimento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Motociclistas
A diarista Silvana Santos utiliza a moto como meio de transporte há dez anos e conta que já foi vítima de acidente de trânsito. “Infelizmente, fui vítima da imprudência de outro motorista e depois disso eu aumentei minha atenção no trânsito. Os motociclistas precisam se conscientizar porque eu vejo muito avanço de sinal, motociclistas passando por lugares proibidos, então é importante também que o motociclista não seja imprudente”, disse.
Condutor de moto há mais de seis anos, o mestre de obras Benedito Damasceno explica que tem medo de acidente e, por isso não, não se descuida no trânsito. “Ando devagar, com atenção e sempre com os equipamentos de segurança”, frisa.
“Acho muito importante essa campanha porque muitos vão, a partir disso, se conscientizar que precisam dirigir de forma mais humana e com mais cuidado e atenção. A imprudência é a maior causa de acidentes. Já presenciei a imprudência de muitos motociclistas, e nós somos a parte mais fraca porque caiu, estamos no chão sem nenhuma proteção”, alerta Benedito.
Acidentes
Na capital, de acordo com dados da SMTT, em 2020, foram registradas 40 mortes no trânsito e, destas, 21 eram motociclistas (52,50%). Em 2021, das 47 vítimas fatais no trânsito, 18 foram condutores de motocicletas (32,29%). Este ano, 88% dos óbitos decorrentes de acidentes no trânsito foram de condutores de veículos de duas rodas. No total, este ano, segundo dados parciais da SMTT, foram registrados 1.092 acidentes de trânsito na capital.
Programação
Confira a programação das ações do Maio Amarelo:
03/05 – Terça-feira
Ação Educativa para Alunos da Rede Municipal
Local: Emei Dom Avelar Brandão Vilela
Horário: 9h e 15h
04/05 – Quarta-feira
Ação Educativa para Ciclistas e Pedestres
Local: avenida Beira Mar (Mirante da Treze de Julho)
Horário: 16h
05/05 – Quinta-feira
Ação Educativa para Alunos da Rede Municipal
Local: Emei Papa João Paulo II
Horário: 9h e 15h
06/05 – Sexta-feira
Ação Educativa para Pedestres
Local: avenida Otoniel Dória (Mercados)
Horário: 6h30
Movimento nacional
O Maio Amarelo é um movimento formado por órgãos do poder público e pela sociedade civil de todo o Brasil com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Secom PMA