Nesta quarta-feira, 5, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou nova fiscalização a estabelecimentos comerciais no Centro da capital. Na oportunidade, houve averiguação do cumprimento das normas de biossegurança, previstas nos decretos do governo do estado e do municipal, com foco, principalmente, nos armarinhos.
A ação desenvolvida pela Semdec, através da atuação integrada da Defesa Civil, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vistoriou, no período da manhã, 18 lojas, das quais 15 receberam orientações e três foram notificadas.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, explica que a ação integra o cronograma de fiscalizações, elaborado pela Semdec, voltado à reabertura gradual do comércio. “Em continuidade aos trabalhos, retornamos ao Centro, hoje, com foco nos armarinhos, mas averiguamos, também, algumas lojas de calçados”, pontuou.
De acordo com Sílvio Prado, a receptividade, por parte dos comerciantes, é positiva. “De modo geral, os comerciantes estão respeitando as regras de biossegurança. Em alguns casos emitimos notificação para a realização das adequações necessárias”, indicou.
Dentre os aspectos observados durante as vistorias estão os seguintes: uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70% ou lavatórios para higienização das mãos, lotação com no máximo uma pessoa a cada 5 m² de área livre e respeito às medidas de distanciamento. Todas as determinações visam o combate à proliferação do novo coronavírus (covid-19).
Os consumidores que observarem desrespeito às medidas ou observarem situações que lesem seus direitos, podem entrar em contato através do SAC 151, do Procon Aracaju, ou através do número 3217-6094. Os canais de atendimento funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Foto: Ascom/Semdec
Fonte: PMA