A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (SMAS) e de Saúde (SMS), realiza nesta sexta-feira, 17, às 10h, o lançamento da iniciativa “A Hora do Faça Bonito”, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto. Trata-se de uma ação estratégica de prevenção, de caráter intersetorial para publicizar e mobilizar a sociedade socorrense comprometendo-a com a responsabilidade da proteção da criança e do adolescente.
Para o desenvolvimento das atividades, em todos os espaços operacionais haverá um profissional, de referência, responsável por coordenar a ação. Neste sentido, a Semed oferecerá a capacitação dos técnicos de referência para que possa desenvolver as atividades que serão iniciadas no dia do lançamento do programa. A secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, afirma que o enfrentamento e o combate à violência sexual praticada contra a criança e o adolescente é uma conquista da luta pelo reconhecimento e prática dos direitos humanos.
“O artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina a obrigatoriedade do médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental comunicar à autoridade competente os casos que tenham conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente” esclarece Josevanda Mendonça Franco. Ainda de acordo com ela, para além do Estatuto, a própria Constituição, no artigo 227, determina que é dever da família, sociedade e estado assegurar os direitos da criança e adolescente.
A Hora do Faça Bonito
A Hora do Faça Bonito é alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente. A iniciativa tem como público-alvo operadores da Educação e alunos, famílias e usuários dos equipamentos da Assistência Social e da Saúde.
Com o intuito de atender ao proposto no programa, as unidades educacionais, equipamentos da assistência social e da saúde de Nossa Senhora do Socorro, na última quinta-feira de cada mês, farão paralisação em suas atividades, de 40 minutos nos turnos, às 10h e às 16h, para realizar uma abordagem direta junto ao público-alvo, tratando da temática.
Para subsidiar a atividade, os técnicos de referência utilizarão material impresso de disseminação dos aspectos relacionados as diferentes formas de violação sexual praticada contra crianças e adolescentes. Além disso, serão informadas as estratégias de noticiamento, com a revitalização do formulário do Sistema de Aviso Legal por Violência Contra Criança e o Adolescente (Salve).
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: https://www.socorro.se.gov.br/
Foto:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/ e
Retirado da fonte: http://gildeanfarias.blogspot.com.br/2011/11/9-conferencia-dos-direitos-da-crianca-e.html. Acesso em: 18/11/2014