A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem garantindo o reabastecimento dos medicamentos nas unidades de saúde para atender as necessidades dos socorrenses e solucionar a escassez encontrada pela atual gestão. Mais de 60% dos estoques estão sendo repostos de forma gradual e a previsão é que, até o final deste mês, todos os insumos estejam disponíveis à população.
De acordo com a secretária da Saúde do município, Adriana Menezes, medidas foram adotadas para resolver a situação crítica que persistia desde setembro do ano passado. “Adotamos diversas medidas, como a análise de atas, contratos ativos e dispensas de licitação, sempre em conformidade com os trâmites exigidos pela administração pública. Como resultado, conseguimos regularizar parte dos remédios controlados, antibióticos, anti-inflamatórios e outros itens essenciais, que chegaram a comprometer 90% dos estoques. A previsão é que, até o final de fevereiro, 100% dos insumos estejam disponíveis. A maior parte dos itens já foi entregue e estamos conseguindo atender os pacientes de forma satisfatória”, explicou a secretária.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza medicamentos gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas de Saúde da Família (CSFs) e em Centros de Especialidades Médicas (CEMs). Todos têm direito aos medicamentos fornecidos pelo SUS, desde que prescritos por um médico. O acesso é garantido para tratamentos de doenças comuns e graves, incluindo grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com doenças específicas.
Os medicamentos comuns estão disponíveis nas farmácias das unidades de saúde, enquanto os de uso controlado e antibióticos são fornecidos apenas em postos com farmacêutico responsável, que assegura o controle e a orientação sobre o uso adequado, devido ao risco de abuso e à sua natureza.
Atualmente, o município conta com dez unidades que oferecem essa assistência, entre elas, UBS Gabriel Alves da Paixão (Fernando Collor), UBS Otaviana de Matos (Marcos Freire III), UBS Heitor Dias Soares (Albano Franco), CSF Augusto César Leite Franco (Marcos Freire II), UBS Santa Cecília (Povoado Santa Cecília), UBS Tenente Walter José de Oliveira (Centro Histórico), UBS Gilton Rezende (Parque dos Faróis), UBS Eduardo Vital (Jardim), UBS Maria Helena B. Melo (Marcos Freire I) e Centro de Especialidades Médicas José do Prado Franco (João Alves). A previsão é expandir essa oferta para outros equipamentos de saúde.
Medicamentos da Atenção Básica
Os medicamentos fornecidos nas unidades de saúde abrangem diversas categorias essenciais para o cuidado da população. Entre os básicos e essenciais, estão anti-inflamatórios, antibióticos, antihipertensivos, antidiabéticos, anticoagulantes e aqueles para doenças respiratórias. Para o tratamento de doenças crônicas, incluem-se os voltados para doenças cardiovasculares, renais e para controle de insuficiência renal crônica, além de psicoativos.
A saúde preventiva e a atenção à saúde da mulher contam com contraceptivos, vitaminas, suplementos e vacinas. Para a saúde infantil, estão disponíveis medicamentos pediátricos comuns, como analgésicos, antipiréticos e antibióticos, além de suplementos vitamínicos para crianças com necessidades nutricionais específicas.
Para o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, a Rede oferece antifúngicos, antivirais e antiparasitários. Também há medicamentos voltados para a saúde mental e transtornos comportamentais, como antidepressivos e ansiolíticos.
Acesso
Para acessar a assistência farmacêutica, é necessário se dirigir à unidade de saúde de referência, levando um documento de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e a receita médica, seja da rede pública ou particular, com a prescrição do (s) medicamentos (s).
Foto: Ascom/Nossa Senhora do Socorro
Por: