Com o lema “Trabalhar, Acolher e Servir” a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio das ações implementadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferta aos estudantes socorrenses um ensino de qualidade. Por este motivo, o ano letivo de 2019 iniciou registrando um salto quantitativo no número de alunos matriculados nas unidades escolares da rede. Os dados apresentados no último censo comprovam que houve a ampliação de 1.455 vagas.
Ao comparar a 2018, o crescimento foi de 8,7%. No ano passado a Rede Municipal contava com 15.185 passando para 16.640 alunos. Este indicador deve aumentar, pois além de várias unidades de ensino estarem realizando matrículas, com a inauguração da Creche Cido Capunga serão ofertadas mais de 300 novas vagas.
Conforme salienta a secretária, Josevanda Mendonça Franco, a gestão do prefeito, Padre Inaldo, tem como propósito ofertar um ensino público de qualidade. “A Semed cumpre com o que determina a Lei, ou seja, endossa que as crianças e adolescentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental tenham assegurados o seu direito subjetivo à educação”, frisa Josevanda.
Responsabilidade e competência dos profissionais
A secretária reforça que a Rede Municipal de Ensino de Nossa Senhora do Socorro conta com profissionais comprometidos, empenhados e qualificados. “A ampliação do número de matrícula foi possível pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. É visível a responsabilidade e competência da equipe gestora, diretores coordenadores pedagógicos, professores e demais servidores da Semed”, reconhece Josevanda.
Semed oferta uma educação de qualidade
A diretora do departamento de Gestão Escolar, Luciana dos Santos, esclarece que este aumento significativo também é fruto do trabalho realizado pelos técnicos da Semed. De acordo com ela, a Secretaria realiza a busca ativa para garantir o acesso e a permanência das crianças e adolescentes na escola.
“Nossos docentes cumprem o calendário. Além disso, os socorrenses confiam na qualidade do ensino oferecido pela Rede Municipal. É importante mencionar que o Departamento de Gestão Escolar está sempre aberto ao diálogo com os professores e diretores escolares para que todos juntos repensem nas estratégias que refletem nas melhorias contínuas na educação”, revela Luciana dos Santos.
Unidades de ensino mais procuradas
As unidades de ensino que registram um maior número na ampliação das matrículas são: Escola Municipal Barquinho Amarelo, no São Braz, com o acréscimo de 226 estudantes; Escola Municipal Apulcro Mota, no Loteamento Pai André, com o aumento de 188 alunos; Escola Municipal Maria da Conceição, Conjunto Jardim, com 180 novas vagas e a Escola Municipal Creche Mariana Martins, Conjunto João Alves, com mais 95 crianças matriculadas.
Avanços
Para a diretora da Escola Municipal Barquinho Amarelo, Ana Maria Silva Rodrigues, este aumento é reflexo dos investimentos na infraestrutura. Segundo a educadora, a reforma e revitalização possibilita oferecer aos docentes e discentes um espaço mais agradável e aconchegante.
“Comparando ao ano passado, em 2019 registramos um salto de 801 para 1.037 vagas. No momento da matrícula os pais informam que a escolha pela unidade escolar é por conta da boa qualidade do ensino”, destaca.
A diretora informa que a nota obtida na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) era 4,9 e passou para 5,9. “Essa realidade demonstra também o empenho, comprometimento e dedicação dos docentes e equipe diretiva. Todos juntos somando esforços em prol de um único objetivo: oferecer aos socorrenses uma educação pública de qualidade”, complementa Ana Maria Silva Rodrigues.
O diretor da Escola Municipal Apulcro Mota, Antônio Menezes dos Santos, explica o aumento das vagas se deve a oferta de turmas nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental (EJAEF). Conforme relata o educador, essa medida assegurou a permanência dos alunos a estudarem na própria comunidade.
“É inegável que a nossa proposta pedagógica favorece a eficácia do ensino e aprendizagem”, disse, ao informar que o apoio da Semed é fundamental para receber e acolher os alunos. “O anexo da unidade escolar será ampliado e isso também influencia no aumento da matrícula”, adiciona Antônio Menezes dos Santos.
Intensificação da busca ativa
A diretora do Departamento de Gestão Escolar reforça que ao longo de 2019 o número de crianças e adolescentes estudando na Rede Municipal tende a crescer. “Muitas unidades escolares estão realizando a matrícula. Aliado a este fator, estamos intensificando o trabalho da busca ativa”, finaliza.
Reprodução: www.imrensa1.com
Por: Lívia Lessa/ASCOM