O prefeito do município de Pirambu, Élio Martins (PSC), acompanhado do secretário Municipal de Turismo, Kennedy Fonseca, esteve no início da tarde desta quarta-feira, dia, 25, reunidos com o secretário Geral da Secretaria de Estado do Turismo, Luciano Leal, quando na oportunidade se discutiu os avanços do turismo para o município e a implantação de novos atrativos.
Durante o encontro Luciano informou que existe um planejamento onde estará vindo a Sergipe cerca de 380 agentes de viagem e cerca de 100 jornalistas ao longo de 2015, que ficaram entre quarta a domingo hospedados nos destinos já selecionados a exemplo de Pirambu. Segundo Luciano, o objetivo da vinda dos profissionais do turismo e dos jornalistas é divulgar as atrações de cada município e o seu potencial turístico, principalmente o que é diferenciado.
Para Luciano é fundamental que se mantenha Pirambu associado a tartaruga, por ser uma marcada já consolidada, observando que, um novo produto para se consolidar levar em torno de 15 anos, o que não é interessante se buscar criar um novo conceito.
Luciano lembrou do trabalho que foi iniciado na Feira da Abav em São Paulo, onde se criou uma parceria muito grande e se mostrou uma visão empreendedora para a parte turística, precisando apenas de uma ação mais dinâmica e pontuais. “Temos um turismo hoje que quer novidade e Pirambu tem novidade para esse novo turismo”, frisou.
– Pirambu tem esse produto diferenciado precisando apenas agregar, e, acredito que, com a construção do novo Terminal Turístico é possível vender esse diferencial – disse, acrescentando que não se pode perder esse atrativo por ser uma diferença impar.
O turista quer algo diferente, principalmente o turista estrangeiro, e a visitação as tartarugas é algo diferente e é preciso que busque meios para a sua permanência aqui em Pirambu.
Segundo ele, existe um estudo onde aponta que em Sergipe haverá um crescimento no turismo de forma indiscutível. “Quanto mais problemas existirem em Salvador, Maceió e os arredores do Nordeste, melhor para Sergipe, diante de sua tranqüilidade e de sua paz, mas é preciso nos prepararmos para isso”, adverte.
O prefeito ressaltou não só o trabalho como também o esforço que foi feito para que as tartarugas não fossem transferidas de Pirambu para Aracaju, lembrando que a decisão não foi da Prefeitura mais do Projeto Tamar.
Elinho também falou do novo projeto que será a construção do novo Terminal Turístico, com a conclusão da passagem da área do Estado para o Município. “Temos um grande projeto para aquele espaço onde pretendemos caso nos seja permitido, agregar o espaço do Projeto Tamar ao novo Terminal”, frisou.
Ainda na reunião, Luciano falou da disponibilidade de recursos através do Prodetur para investimentos na área do turismo. Segundo ele, alguns municípios a exemplo de Canindé do São Francisco e Estância já estão com os seus projetos em andamento.
O prefeito falou dos seus projetos que também estão em fase de conclusão e demonstrou interesse nos investimentos que tem à frente recursos do Prodetur. “Vamos buscar sim esses investimentos que são disponibilizados pelo Prodetur”, disse Elinho.
Estiveram também presentes a reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Pirambu, Juarez de Deus, Lucivaldo do Turismo e Rui Bolivar.
Por: Chico Freire -Secom/Pirambu