A Secretaria Municipal de Infra-estrutura e Meio ambiente do Município de São Cristóvão(SEIMA) juntamente com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) em reunião, no Auditório do Instituto Deus é Tudo, sede provisória da Prefeitura, nessa sexta-feira, 25, com ex-catadores de resíduos do antigo lixão existente no município, para discutir os projetos de coleta seletiva a ser implantado.
A reunião contou com a presença da prefeita de São Cristóvão Rivanda Batalha, que conduziu a reunião e falou da importância da coleta seletiva dentro do município e considera que “os catadores de resíduos recicláveis são um elo importante na implantação da coleta seletiva, pois podem fazer esse serviço de forma coletiva e organizada, com abrangência em toda a área urbana do município”. destacou.
Para viabilizar a organização coletiva dos catadores de recicláveis, a prefeita Rivanda Batalha assegurou que eles tenham todo o apoio jurídico e logístico da administração.
O objetivo da coleta seletiva é cadastrar todos os catadores, afim da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a secretária da SEIMA, Maria Olívia Chirife, o projeto trata de instrumentalizar e capacitar os catadores de São Cristóvão.
Os catadores participaram do encontro para esclarecer as dúvidas e entender o projeto proposto pela SEMARH e aceito pelo município.
Tendo como representante dos catadores, há mais de 12 anos, a catadora Marcia Bezerra da Silva, que diz ser extremamente importante o interesse da Prefeitura em colocar em prática a coleta seletiva ”Estamos acreditando nesse projeto, pois nenhuma outra gestão nos ouviu, essa foi a única, agora é só aguardar.” disse confiante.
A reunião contou também com a presença do representante da empresa LOC, Gildevan Selestino, empresa responsável pela coleta de resíduos em toda São Cristóvão, Contou também com a presença do Gerente da Agencia da Caixa Econômica Sergipe Del’Rey, localizada na sede municipal, João Roberto Oliveira, com a presença de Doutor Diego Araújo, representando a Procuradoria municipal, a professora Kelma Vitorino, representando o Instituto Federal de Sergipe(IFS) e representantes do SEMARH.
Os participantes da reunião ficaram de convocar mais pessoas para as próximas reuniões, quando deve começar a ser viabilizada a cooperativa dos catadores de recicláveis e todos serão orientados pelo Diretor de meio ambiente, Elísio Cristóvão.