Um ambiente de trânsito ideal, com boa convivência entre condutores, ciclistas e pedestres, requer alguns comportamentos essenciais, a exemplo de uma boa conduta, respeito às regras, além da consciência de cada um sobre seus direitos e deveres. Preocupada com a preservação da vida e a boa convivência no trânsito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), intensificará as ações educativas a fim de orientar e conscientizar a população acerca do funcionamento dos novos corredores de mobilidade da capital.
A partir do dia 11 de agosto, quando os corredores Augusto Franco, Beira Mar, Centro/Jardins e Hermes Fontes entram em pleno funcionamento, será iniciada uma campanha da SMTT, com ações educativas direcionadas de maneira específica para essas vias. De acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles, a campanha educativa dá prioridade aos quatro novos corredores da capital, mas mantém um foco maior para o corredor Hermes Fontes, onde as faixas exclusivas para ônibus funcionarão em tempo integral.
“Em que pese já ser um modelo adotado em várias cidades do país, como Fortaleza, São Paulo, o corredor Hermes Fontes é novidade para a população de Aracaju. Por isso, a campanha terá um foco maior nele, com distribuição de panfletos, com placas educativas, com agentes de trânsito e com a equipe de educação para o trânsito sensibilizando pedestres sobre a forma correta de travessia, bem como sensibilizando motoristas sobre o respeito não apenas da questão da travessia, mas também da obediência na faixa exclusiva do transporte público”, reforça o superintendente.
Somente esse ano, a SMTT já realizou mais de 160 ações educativas de trânsito na capital. Renato Telles reitera que é por meio dessas atividades que as informações são levadas à população de uma forma mais alegre, com uma abordagem que tende a ser mais receptiva.
“A equipe de educação para o trânsito é sempre muito bem recebida. Não é à toa que, ao longo destes anos, fizemos várias ações e somos sempre convidados pelas empresas, pelas escolas, sejam elas públicas ou particulares, para levar informação de forma lúdica. É um programa muito bonito, que eu tenho certeza que vai dar certo também para os corredores”, destaca.
Por: Ascom/SMTT/Aracaju