A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, concluiu nesta sexta-feira, 12, a primeira semana de vacinação antirrábica. Apesar da chuva na segunda-feira, 8, no Povoado Santa Cecília, local do início da campanha, a participação dos moradores das comunidades visitadas tem sido satisfatória.
De acordo com o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica, Anderson Kleber, até hoje foram vacinados 1.307 cães e 250 gatos. “Esses números estão dentro de nossa expectativa. Eles significam o desempenho das nossas equipes e a participação dos moradores dos povoados de Nossa Senhora do Socorro. Acredito que até o dia 23 de outubro, último dia da vacinação, vamos atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, enfatiza.
A dona de casa, Maria do Carmo Alves, moradora do Povoado Tabocas, tem dois cães que foram vacinados pelas equipes volantes. “Gostei muito de a equipe ter vindo até minha residência vacinar meus cachorros, pois ajuda a prevenir doenças. Espero que os outros moradores também recebam bem o pessoal”, explicou.
O desejo de dona Maria do Carmo de que os vizinhos dela atendessem bem os vacinadores, aconteceu com o senhor Manoel Rodrigues da Paixão que, sem sair de casa, vacinou os quatro cães dele. “É bem melhor do que a gente ter que levar os animais no posto, pois lá eles ficam agitados, sem mencionar a dificuldade em conduzi-los até o local”, disse.
A vacinação antirrábica em Nossa Senhora do Socorro é realizada por 20 agentes divididos em três equipes volantes que visitam as residências em busca de cães e gatos. Na segunda-feira, 15, as ações de saúde animal serão no Povoado Palestina de Fora, conforme cronograma.
Fonte: ANS