Professores da ativa e aposentados da rede estadual e das 74 redes municipais já estão avaliando prefeitos e o governador com relação à gestão da política educacional adotada no ano de 2017. Em sua 11ª edição a “Prova Final da Educação” avalia temas como: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino.
Em cada tema os educadores atribuem pontos de 0 a 2 (zero a dois) e transcrevem suas notas em cédulas que serão colhidas em 199 urnas itinerantes que estão percorrendo escolas (estaduais e municipais) e demais espaços de trabalhos onde há professores filiados.
Há também uma urna fixa na sede central do SINTESE (Rua Campos, 107 – próximo ao IPESaúde). A nota final de cada gestor é obtida a partir da soma dos pontos nestes cinco temas. O resultado das avaliações das 74 prefeituras e do governo do Estado no quesito Educação será apresentado pelo SINTESE em ato público, no dia 28 de dezembro, a partir das 9h, no calçadão da João Pessoa.
Além da divulgação das notas haverá ato público dos professores em defesa do reajuste do piso salarial e contra atrasos e parcelamento de salários
Para o SINTESE o ato da Prova Final da Educação Pública sempre é um momento fundamental para o magistério sergipano, poder dialogar com a sociedade sobre as ações de luta e sobre a política educacional que existe atualmente e pela qual a categoria luta, na perspectiva de que ela seja popular, democrática e que dê as mesmas condições para todos e todas, independente de sua classe social.
Fonte: SINTESE