Os educadores do município sergipano de Carira estão apreensivos com a possibilidade de terem seu salário reduzido.
A Prefeitura Municipal enviou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei reduzindo a carga horária de 160 para 105 horas mensais – o que acarreta diretamente na diminuição do salário dos educadores. Para justificar a ação, a Administração Municipal alega a necessidade de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A professora e deputada Ana Lúcia (PT) tratou sobre a situação da educação no município na sessão plenária da última terça-feira, dia 18.
Ela frisou a necessidade de incluir as crianças do município no ensino fundamental e infantil, que têm uma enorme demanda, e também apontou que é preciso cobrar projetos de captação de recursos para a educação no município.
Na noite da última segunda-feira, 17, Ana Lúcia marchou pelas ruas de Carira junto aos companheiros professores na ‘Caminhada da Lamúria e da Lamentação’.
“Vamos ver se a gente consegue reverter este cenário, que é gravíssimo. Carira precisa fazer campanha de matrícula, pois só este ano perdeu mais de 100 alunos. E a escola pública não pode perder alunos”, avaliou.
A votação final do Projeto de Lei está prevista para a hoje, quinta-feira, 20.
Os professores do município acionaram o Ministério Público e estão tomando as medidas cabíveis para impedir a ação da Prefeitura.
Por Iracena Corso/ Assessoria