Pensando em reduzir as taxas de mortalidade infantil, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implementou o ‘Projeto Corujinha’, que visa ampliar os cuidados primários aos recém-nascidos dentro das maternidades públicas e privadas de Aracaju.
O Projeto tem como missão fortalecer e ampliar os cuidados na assistência aos recém nascidos dentro das maternidades, tendo como foco a humanização, nascimento, aleitamento materno, promoção a saúde e atenção integral a mamãe e bebê, realizado pelas auxiliares de enfermagem servidoras da prefeitura de Aracaju.
As auxiliares de enfermagem servidoras da Prefeitura Municipal de Aracaju dão assistência aos recém-nascidos para melhorar o enfoque e identificação dos bebês que apresentam risco de morte como baixo peso, sífilis congênita, soropositivo e outras patologias. “Nesses casos, a referência técnica do Programa da Criança toma as medidas necessárias acionando as unidades básicas e os ambulatórios de patologias de referência para dar continuidade aos cuidados, até a recuperação da criança”, explica a coordenadora do Projeto Corujinha Rita Bitencourt.
Os bebês já saem da maternidade com todas as vacinas em dia, como as vacinas BCG e contra hepatite, além de dar orientações às mães com os cuidados com os bebês, a saúde e higienização dos mesmos.
Rita Bitencourt salienta a importância de sempre procurar as unidades de saúde. “Todas as sextas-feiras há uma intensificação das vacinas, é importante que as mães levem as cadernetas de vacinações que nossas auxiliares de enfermagem do projeto dão a elas, para que haja um acompanhamento da saúde do bebê. Dentro dessa caderneta que entregamos já são dadas as orientações de quais as unidades de saúde as mães devem procurar”, orientou a coordenadora.
Fonte: PMA
Foto: divulgação