O prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Fábio Mitidieri acompanharam na manhã desta quinta-feira, 9, a inspeção final da estrutura do Projeto Verão 2023. Acompanhados de representantes dos órgãos municipais e estaduais envolvidos na logística do evento, eles percorreram os palcos, onde acontecerão os shows, o Camarote da Acessibilidade, a Arena Criativa, as áreas de comercialização e os espaços que foram reservados às equipes que atuarão na festa, garantindo a segurança e tranquilidade do público. Com programação musical e esportiva, o Projeto Verão terá início nesta sexta-feira, dia 10, se estendendo até o domingo, dia 12 de fevereiro.
MEGA ESTRUTURA
Para garantir segurança, conforto e tranquilidade aos aracajuanos e turistas que forem se divertir no evento, uma força-tarefa foi montada, num conjunto de ações que conta com organização de trânsito, segurança, saúde, assistência social, setores da cultura e serviços urbanos, como limpeza e ordenamento de ambulantes.
A segurança do evento será garantida pela Guarda Municipal de Aracaju, polícias Militar e Civil e pelo Corpo de Bombeiros. A Guarda Municipal atuará com um efetivo de 200 guardiões por dia, dispostos em patrulhas itinerantes e em pontos fixos estratégicos com viaturas na faixa de areia da praia da Atalaia. Serão empregados, ainda, cães farejadores na busca por possíveis entorpecentes e/ou armas, além do videomonitoramento de alto alcance e identificação facial.
A Polícia Militar empregará 100 policiais militares diariamente, em quatro unidades envolvidas: Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Radiopatrulha (BPRP), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Esquadrão de Polícia Montada (EPMON) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran). Já o Corpo de Bombeiros atuará com 96 bombeiros militares divididos nos três dias de evento: 30, na sexta-feira, dia 10; 30, no sábado, dia 11; e 36, no domingo, dia 12, que estarão tanto na Atalaia como na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.
A Secretaria Municipal da Saúde estará presente na festa por meio das redes de Urgência e Emergência, além das equipes de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, além de disponibilizar vacinação. Serão empregados 21 profissionais, sendo quatro gestores, três médicos, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e dois serviços gerais.
A Secretaria Municipal da Assistência Social atuará com cerca de 45 profissionais, entre equipe de apoio do Camarote da Acessibilidade e técnicos do Serviço Especializado de Abordagem Social e contará com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA
Reprodução: Portal Imprensa1
Por: Secom da PMA