O Promotor Sandro Luiz da Costa, ex-servidor do TRE-SE, hoje atuando como Promotor do Meio Ambiente em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, lançou no último dia 15/8, na Sociedade Semear, às 18h, o livro “Gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos”.
O livro é fruto de uma pesquisa realizada pelo autor, sobre o problema do lixo nos municípios da região metropolitana de Aracaju.
Segundo o autor, o tema é desenvolvido em três partes: na primeira são tratados os aspectos jurídicos e ambientais da questão do resíduos sólidos no Brasil, analisando inclusive a lei 12.305, de agosto do ano passado; na segunda parte, é feita uma avaliação quanto a disposição, coleta, transporte e transformação dos resíduos, bem como das políticas de gestão de resíduos na região metropolitana; a terceira parte faz um diagnóstico, avaliando a sustentabilidade das ações efetivadas desde 1985, e conclui com a apresentação de sugestões para um encaminhamento mais sustentável da gestão dos resíduos.
O livro ainda aponta o importante papel do Ministério Público, da Imprensa e de outras instituições na defesa do meio ambiente, e é destinado tanto para a comunidade acadêmica, técnicos que atuam na área, gestores públicos, como para a comunidade em geral, interessada no importante tema da gestão ambiental.
*Sandro Costa é Mestre em Meio Ambiente (UFS), Professor Mestre da FANESE (Direito ambiental e Direito Penal), Membro da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, e publica na seção de Blogs da Infonet.
Fonte: TER/SE