Desde as 10 horas da manhã desta segunda-feira, dia 28 de maio, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM ) 2012.
Os interessados em participar do processo, devem ficar bem atentos para os prazos e as dicas para se dar bem.
DATAS
1 – Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2012?
Das 10h do dia 28 de maio até 23h59 do dia 15 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF.
2 – Quando será a aplicação das provas do Enem 2012?
Nos dias 3 e 4 de novembro de 2012, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação. INSCRIÇÕES
3 – Qual o valor da taxa de inscrição?
Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 20/6/2012. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.
4 – Quem está isento do pagamento da taxa?
Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.
5 – Haverá atendimento diferenciado a participantes com necessidades especiais?
Sim, desde que o participante nessas condições informe suas necessidades especiais no ato na inscrição. Eles deverão dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.
6 – Estudantes de classes hospitalares poderão fazer o Enem 2012?
Sim. Para isso é fundamental que essa informação seja prestada no ato da inscrição. O participante nessa situação deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.
7 – E os guardadores do sábado?
O sabatista terá sua condição respeitada. Para tanto, é indispensável que solicite, no ato de inscrição, esse atendimento específico. Ele deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes – entre 12 e 13h, horário de Brasília – e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.
8 – O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?
Sim, o número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do participante e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.
9 – Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha?
A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento.
10 – Como se dará a confirmação da inscrição?
Para os participantes não isentos, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento – no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica , a inscrição será considerada válida se confirmada a carência. O Comprovante da Inscrição do participante estará disponível no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.
11 – O participante receberá cartão de confirmação? Sim, pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame. Esse documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação. Cabe ao participante acompanhar sua inscrição, por meio da página de acompanhamento.
APLICAÇÃO DA PROVA
12 – Como serão as provas do Enem 2012?
Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão: Área do Conhecimento Componentes Curriculares Ciências Humanas e suas Tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Química, Física e Biologia. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Matemática e suas Tecnologias. Matemática.
13 – Quando será cada prova e qual sua duração?
No primeiro dia, sábado, de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
14 – Onde serão aplicadas as provas?
As provas serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição.
15 – É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova?
Sim, o documento deve ter foto e não pode estar com a validade vencida.
16 – Que documentos de identificação com foto podem ser apresentados? Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.
Foto: http://www.dicaspopulares.com/inscricoes-do-enem-2012
Fonte : http://www.enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html SAIBA MAIS, CLICANDO AQUI !…