“Sergipe é o único estado do Brasil que não tem nenhuma lei de proteção aos animais em vigência. É uma coisa estarrecedora nos dias de hoje. Estamos atrasados anos-luz”. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira, 31, por Nazaré Moraes, presidente da Ong Elan, Educação e Legislação Animal, durante palestra no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe sobre proteção aos animais. A propositura é de autoria do deputado Augusto Bezerra (PMDB).
Ela ressaltou que todos os Estados já têm avanços incríveis. Tem estado que já está discutindo e proibindo a vivissecção que é o experimento animal. Sergipe ainda usa carroças em áreas urbanas, com animais depois de extenuados e impróprios até para continuarem vivos diante dos maus-tratos que sofrem quando estão sendo explorados. São jogados em vias públicas para serem atropelados”, destaca.
Nazaré lamentou ainda que não existam Samu veterinário, posto de saúde, hospital público e nem crematório em Sergipe..
Ela disse ainda que vem solicitando essa palestra há muito tempo. “O deputado Agusto Bezerra ,acatou e fez o requerimento, conseguindo pauta e hoje vamos discutir pela primeira vez discutimos nessa Casa, com os representantes do povo, um anseio tão grande da sociedade, que são políticas para os animais e consequentemente, saúde e segurança pública para cada um de nós”, entende enfatizando
Em cinco anos de existência, a Elan já castrou mais de cinco mil animais, mediante convênios com clínicas veterinárias. “É possível com custo zero se vier das políticas públicas, a exemplo de vacinação, implantação do chip e castração”, acredita.
Nazaré Moraes exibiu vídeos com fotos de animais maltratados e matérias destacando programas de políticas públicas voltadas para animais, desenvolvidos por prefeituras de outros estados, a exemplo de São Paulo e Paraná.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por:Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: Jadilson Simões