No entanto, para verificar o quanto um veículo é econômico, frequentemente o consumidor necessita buscar as informações paralelamente ao que é fornecido pelas concessionárias.
Apesar do crescente aumento de vendas de veículos, as informações sobre o que cada selo significa e como um automóvel pode ser considerado econômico ainda são obscuras ao consumidor.
Selo
Ao desejar saber o quanto um veículo é econômico no consumo de combustíveis em comparação com outros modelos, o consumidor tem algumas alternativas. Uma delas é procurar as montadoras que aderiram ao selo Ence (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), coordenado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Obrigatoriedade
Vale lembrar que existe a possibilidade de essas duas etiquetas serem unificadas, ou até mesmo que se tornem obrigatórias e disponibilizadas em local claro. Em junho, o Governo Federal divulgou o plano de obrigar as indústria automotiva a adotar um selo que classifica os veículos com base em sua emissão de poluentes e em seu consumo de combustível.
Entretanto, a obrigatoriedade não será imediata.
A indústria terá um período para se adaptar e a expectativa é que o selo passe a ser usado em 2012.
Fonte: http://www.idec.org.br/