Nesta terça-feira, 30, 20 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) participaram da formatura do segundo curso de Estágio de Adaptação para a Tripulação de Saúde. A capacitação, que durou cinco dias, qualificou nove médicos e 11 enfermeiros para atuar no serviço Aeromédico.
O curso incluiu Teste de Aptidão Física (TAF), além de treinamento teórico e prático, e foi realizado em parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública (SSP). A qualificação é essencial para garantir uma assistência pré-hospitalar rápida e segura. Desde o início da operação do Aeromédico, já foram realizados mais de 180 atendimentos.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou a importância dos novos profissionais para o resgate aéreo e agradeceu ao Governo do Estado e à SSP pela parceria. “É um marco na saúde de Sergipe, com profissionais agora capacitados para oferecer um atendimento de excelência”, afirmou.
O coronel Fernando Góes, comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), também elogiou a formação. “Formar mais uma turma de médicos e enfermeiros é gratificante e mostra que estamos cumprindo nosso dever de melhorar a vida dos sergipanos”, disse.
O serviço Aeromédico visa reduzir o tempo de resposta em emergências, utilizando aeronaves para melhorar a assistência. O enfermeiro Wesley Carlos e a enfermeira Cinthia Guerra, ambos formandos, destacaram a importância do curso para suas carreiras e a diferença que o atendimento aéreo pode fazer na vida dos pacientes.
Foto: Mario Souza
Por: Ascom/SES